A Themed Entertainment Association (TEA) dos Estados Unidos divulgou recentemente uma lista com alguns dos 10 museus mais visitados do mundo. A pesquisa é baseada no número de visitantes dos principais museus do mundo em 2016.
Realizada anualmente pelo TEA, a pesquisa é feita por meio do Índice de Museus, que lista as melhores atrações de entretenimento e os melhores museus de cada ano. Ela mostra ainda, que em 2016, o número de visitas aos principais museus da Europa, América do Norte e Ásia foi de aproximadamente 107,8 milhões, um aumento de 1,2% em relação a 2015.
Aqui estão alguns dos museus mais visitados do mundo, segundo a Themed Entertainment Association:
1. Museu Nacional da China, Pequim
O Museu Nacional da China, localizado a leste da Praça Tiananmen, foi premiado com o título de museu mais visitado do mundo pelo TEA. Inaugurado em 1959, o museu é conhecido por suas muitas obras que contam a história da cultura chinesa e dinastias antigas. O espaço abriga ainda cerca de um milhão de objetos, incluindo bronze e porcelana, além de itens raros, como jade e ilustrações de época. Só em 2016, o número de turistas aumentou 3,6%. Portanto, imagine o quanto de pessoas passam por esse local diariamente.
2. Museu do Ar e Espaço, Washington DC
Localizado em Washington, D.C., o Museu do Ar e do Espaço tem a maior coleção de aeronaves e espaçonaves do mundo. Entre as milhares de naves espaciais do museu, as mais notáveis são a Wright Flyer de 1903 (a primeira aeronave motorizada projetada e construída pelos irmãos Wright) e a famosa Apollo 11, a primeira nave a trazer humanos à vida. Nave espacial para o satélite natural da Terra.
3. Museu do Louvre, Paris
Fundado em 1973, o Museu do Louvre na França é um dos museus mais famosos e importantes do planeta. Na coleção de mais de 30.000 obras do Louvre, você encontrará algumas das pinturas mais aclamadas pelos amantes da arte, como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, a Balsa da Medou Sha de Theodor Gericault e esculturas como os “escravos” de Michelangelo. Em 2016, o museu recebeu mais de 7,3 milhões de visitantes. Ou seja, um número impressionante de pessoas.
4. Museu Nacional de História Natural, Washington DC
O Museu Nacional de História Natural, localizado no National Hall, possui uma das coleções mais ricas do mundo, com mais de 125 milhões de artefatos vegetais, animais, rochosos, fósseis, minerais e humanos. O edifício tem três andares, o térreo é uma seção onde são vendidas lembranças e exposições de pesquisa relacionadas ao museu, e o primeiro e segundo andares são onde estão concentradas suas coleções. De acordo com pesquisa do TEA, as chegadas de turistas aumentaram cerca de 2,9% em 2016.
5. Museu Metropolitano de Arte, Nova York
O Metropolitan Museum, que foi o segundo museu mais visitado do mundo em 2012, caiu para o quinto lugar no ranking do TEA após analisar o público (mais de 2 milhões só no ano passado). O Metropolitan Museum of Art, ou abreviado Met, é conhecido pela diversidade de seu trabalho. Possui uma grande galeria com pinturas europeias dos séculos XVIII e XIX de artistas famosos como Rembrandt, Van Gogh, Monet e Cézanne. Além disso, obras das Américas, África e Oriente Médio são os principais destaques de uma visita ao Met.
6. Museu Britânico, Londres
Fundado em 1753, o Museu Britânico é o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional do mundo. Entre eles, obras como “Egin Marble”, “Rosetta Stone” e os maravilhosos bronzes do Benin são as principais atrações deste lugar. Cerca de 6,4 milhões de turistas visitaram o museu em 2016, de acordo com uma pesquisa do TEA.
Portanto, se você quiser visitar um lugar histórico e popular, não deixe de conferir os Maiores Museus ao redor do mundo. São impressionantes números e espaços onde você pode ver a grandeza do nosso planeta e do ser humano.
Só não esqueça, quando estiver para sair de viagem, deixe tudo planejado, principalmente o seu Seguro Viagem, indispensável em qualquer país. Confira aqui o que você precisa para fazer o seu.