Como montar uma boa mala de inverno é uma dúvida super comum. Nesta época do ano, conseguimos dominar essa “arte” depois de muitas viagens a destinos como Europa, Estados Unidos e Uruguai, além das cidades serranas do Brasil (Serra Gaúcha e Campos do Jordão). É de extrema importância que você comece a olhar para os sites meteorológicos à medida que a viagem se aproxima, especialmente se a estação esperada for inverno no destino.
Deixem sempre as malas que estiverem sendo feitas abertas na sala enquanto estávamos juntando as coisas imperdíveis. Dito isso, uma dica importante é usar uma bolsa de boa qualidade, pois no inverno elas podem ser mais pesadas devido ao tipo de roupa que precisamos levar. Usamos um modelo robusto de mala pequena que requer um cadeado TSA nos EUA. E não será mais do que um tamanho médio para uma viagem de duas a três semanas. Isso já está contando o espaço disponível para trazer compras de viagens.
Outra dica é investir em acessórios de viagem em couro que combinam com tudo. Recomendamos produtos de viagem da marca brasileira Bennemann. São malas de viagem, mochilas antifurto, bolsas de cosméticos, passaportes e pastas, mini bolsas de ombro e outros acessórios com garantia vitalícia.
Na hora de nos prepararmos para a viagem, tínhamos tudo reservado e o roteiro fechado e sabíamos tudo o que fazer a cada dia, mesmo com o horário marcado com antecedência. Então, na véspera do embarque, minha principal preocupação é: o que colocar na mala no inverno?
Na minha primeira viagem, pesquisei bastante, comuniquei informações através das redes sociais com amigos que moram no exterior e fui montando minha lista do que levar na mala no inverno. Agora que tudo foi testado em várias viagens, temos uma lista definitiva de itens essenciais para viagens de inverno. Então, aqui estão 6 itens obrigatórios na sua mala de viagem de inverno.
-
Casaco grosso | mala de inverno
Sim isto está correto! Desde que seja adequado para uso em neve e temperaturas abaixo de zero, um único casaco será suficiente na sua mala de inverno. A dica de trazer apenas um casaco é válida tanto para homens quanto para mulheres. Dicas gerais: escolha um casaco escuro, pois é mais fácil combinar com acessórios (chapéus, luvas, mantas e cachecóis, que falo no tópico abaixo) e ter aquela sensação de mudança, principalmente Fotos, né? Idealmente, é longo o suficiente para passar a linha do quadril para manter essa área aquecida. Uma dica de onde comprar um casaco é que ele pode variar.
Se você estiver viajando para o exterior e a temperatura estiver próxima ou abaixo de zero, comprar um casaco adequado ao chegar ao seu destino pode ser uma opção mais variada e com melhor custo-benefício. No entanto, dependendo da sua programação, fazer compras nas primeiras horas do seu destino pode não ser viável. No Brasil, opções importadas como o Decathlon podem ser encontradas, principalmente se o seu estilo de vestir for mais esportivo.
-
Dois pares de sapatos plataforma (tênis ou botas) ou sapatos de neve
Poucos sapatos do dia a dia que encontramos no Brasil são feitos de materiais que resistem ao frio intenso e à neve. No entanto, se o sapato tiver uma sola de borracha, provavelmente manterá seus pés aquecidos se você usar meias grossas e bem ajustadas. Então, no caso dos sapatos, as dicas para homens e mulheres são: manter a calma, escolher sapatos plataforma e meias quentes.
Aqui estão algumas sugestões de calçados femininos e masculinos que sejam confortáveis e possam suportar baixas temperaturas com meias mais grossas. O ideal é ter dois pares de sapatos, caso um se molhe, molhe ou cause bolhas, pois costumamos caminhar muito quando viajamos. Em uma viagem de montanha no Brasil, com temperaturas chegando em torno de 5 graus, vale a pena levar um par de tênis e botas.
Como fiz: usei um par de tênis branco que já uso todos os dias e trouxe dois pares de botas, uma bota de cano alto de couro e uma bota de cano baixo forrada de lã – como botas de neve. Guto, por sua vez, usava tênis preto, bota de neve forrada de lã ou outro par de tênis, dependendo da temperatura do destino da viagem.
-
Duas Calças
Para os homens, dois pares de jeans são mais que suficientes considerando o tempo de viagem de cerca de 15 a 20 dias. As malas de inverno precisam de pelo menos um par extra de calças caso o primeiro par fique molhado ou úmido. Uma dica é trazer um jeans escuro (azul escuro ou preto), o que facilita a combinação de outras peças e acessórios (chapéus, lenços, etc.).
Para as mulheres, a sugestão é usar uma legging preta, que pode ser uma peça versátil com tênis ou bota. Para quem gosta de usar vestidos ou saias como eu, pode até trocar o jeans e trazer mais bodys ou leggings.
-
Conjunto de roupas térmicas OU cuecas/calças 80 fios | Mala de inverno
Este item é recomendado especialmente para viagens ao exterior onde a temperatura está próxima ou abaixo de zero. Nesse caso, a recomendação é um conjunto de roupas térmicas, que podem ser adquiridos nas mesmas lojas já citadas no tópico de agasalhos. Temos fatos térmicos Decathlon (camisa + calças) e recentemente comprámos um de cada nos EUA.
Muito bom, da marca Uniqlo (linha heattech super quentinha). Ainda compramos no Brasil, pela internet. Porém, a loja aqui não entrega (ou a frente é muito cara). Outra opção é comprar online na Uniqlo via Paypal e retirar em um dos endereços da loja, como a Quinta Avenida em Nova York, onde retiramos.
-
Meias grossas de lã, térmicas ou algodão
Aqui está um must-have: meias térmicas! Além dos fatos e collants térmicos, meias de lã, meias térmicas ou meias de algodão são essenciais para manter os pés quentes nos dias mais frios. Tal como acontece com casacos e sapatos, você pode comprar meias nas lojas mencionadas. Isso vale para viagens ao exterior, você pode comprá-lo quando chegar ao seu destino ou enquanto estiver viajando pelo Brasil, em sua cidade ou pela internet.
Mas, quando se trata de fazer compras no exterior, surpreende que em locais com invernos frios, até mesmo as roupas feitas de materiais sintéticos sejam de melhor qualidade do que as vendidas no Brasil.
-
Dois suéteres, tops polares, pulôveres ou equivalente | Mala de inverno
A dica de quantidade é sempre duas, principalmente para peças que usamos muito sem lavar. A diferença neste caso é o material: para uma viagem de inverno ao exterior que dura cerca de 15 dias, leve dois suéteres de lã ou camisas de lã (um tecido criado e usado especificamente para mantê-lo aquecido). Ao ir para áreas com temperaturas mais baixas (cerca de 5° a 10° graus), como montanhas, os trechos mais leves valem a pena.
Procure sempre pegar duas peças de cores diferentes, uma mais escura e outra mais clara, para não enjoar. Funciona tanto para mulheres quanto para homens. Lembre-se, quando entramos em lugares aquecidos como restaurantes e museus, tira até a parte do meio além do casaco pesado. A temperatura na sala é sempre quente. Portanto, não use pijamas e camisetas velhas por baixo do suéter. Use uma peça que te deixe confortável no calor brasileiro.
E aí, animou? Então bora arrumar a sua malinha especial de inverno e partir! Ah, e se quiser umas dicas de viagem para o friozinho aqui dentro do Brasil, conheça esse site que fez um post incrível sobre Gramado e Canela.