Ilha e península são duas palavras que parecem ter significados semelhantes à primeira vista, muitas vezes levando alguns a entender mal a definição real. Ao olhar para alguns dos mapas mais complexos, podemos notar um certo número de formações geológicas, das quais ilhas e penínsulas são algumas das mais conhecidas. Portanto, através deste artigo, examinaremos suas semelhanças e diferenças em detalhes.
Basicamente, uma ilha é um pedaço de terra cercado por água por todos os lados. Essas ilhas podem ocupar desde pequenos espaços até terras continentais, e as 16 maiores ilhas do mundo compõem uma área maior que o território da Europa continental. Uma das principais características destas ilhas é que têm sempre uma abundância de praias, árvores e vistas pitorescas.
Curiosamente, existem quatro tipos principais de ilhas: continentais, vulcânicas, fluviais e lacustres. Uma ilha continental é uma ilha formada como uma extensão do continente, como as Ilhas Britânicas. As ilhas vulcânicas são formadas através da atividade de vulcões e placas tectônicas. As ilhas fluviais são aquelas áreas cercadas por rios que isolam o ambiente circundante. Por outro lado, as ilhas lacustres são formadas em áreas ricas em lagos, principalmente quando há deposição de sedimentos no interior de grandes lagos.
Embora o termo península se refira a um pedaço de terra cercado por água em quase todos os lados, ainda está conectado à área maior por uma porção de terra chamada istmo. Em termos de transporte e acessibilidade, podemos notar que enquanto as ilhas são acessíveis apenas por via aérea ou marítima, a península é acessível por terra. Em suma, uma ilha é um pedaço de terra cercado por água por todos os lados, enquanto uma península é um pedaço de terra quase completamente cercado por água, exceto pela estreita faixa que liga a península à ilha. Área de pouso maior. Simples, não é?
Essas ilhas podem ser encontradas nas Maldivas, Trinidad e Tobago, Tonga e outros arquipélagos. A península nunca será descoberta em massa. Devido à beleza cênica das ilhas, as economias locais das ilhas e até pequenas nações insulares quase sempre dependem da receita do turismo. A península não goza de tais benefícios.
Não há limite de tamanho e as ilhas podem ser pequenas demais para um continente como a Austrália. No entanto, uma península só é considerada uma península se for do tamanho certo. Dedos muito pequenos no oceano geralmente não são chamados de penínsulas.
Sumário
- As ilhas são cercadas por água nos quatro lados, enquanto as penínsulas são cercadas por água nos três lados..
- As ilhas são de dois tipos continentais ou oceânicas, enquanto as penínsulas só podem ser continentais..
- As ilhas podem ser encontradas em grupos, enquanto as penínsulas são sempre únicas..
- As ilhas geralmente têm um turismo muito alto, enquanto que esse benefício não existe para as penínsulas..
- As ilhas podem ser muito pequenas, no entanto dedos muito pequenos no mar não seriam chamados de penínsulas.