Uma viagem à África tem potencial para trazer novas experiências e informações, mas também requer muita preparação.
Como em todas as viagens internacionais, as viagens requerem atenção especial à documentação. Mas, além disso, vale a pena olhar para o idioma usado, a moeda usada e as atrações únicas de cada país. Quer saber como explorar todos os cantos do continente africano, aproveitar o melhor de cada país e ainda receber as dicas de viagem certas? Leia e confira!
Com sua vasta área e biodiversidade condizente com seu tamanho, os passeios africanos são muito procurados, principalmente em desertos e savanas, os biomas mais lembrados. No entanto, o continente africano vai além dessas atrações. A capacidade histórica e arqueológica da África é enorme, armazenando fósseis, construções de civilizações antigas e preservando diferentes culturas.
Para além das tradicionais visitas a museus e centros económicos (como Luanda, Angola), mais aventuras transcontinentais podem ser encontradas em locais de mergulho e escalada.
Dicas de viagem para a África
Prepare seus documentos de viagem! Comece com um passaporte, que é necessário para a maioria dos destinos internacionais. Confira as regras para visitar o local, pois vários destinos na África exigem vacinas. Além disso, os vistos são necessários para a maioria dos países, exceto África do Sul, Marrocos e Namíbia.
Os países africanos têm muitos tipos diferentes de moedas – verifique qual será usada no seu destino. Em alguns casos, várias moedas são usadas no mesmo país. Uma dica importante é comprar fichas para viagens internacionais antes de sair do Brasil. Assim, você terá uma conexão com a internet quando viajar e poderá se comunicar em qualquer lugar do mundo!
Outra dica que vale a pena considerar é alugar um carro para explorar o país. Um carro é o veículo perfeito para explorar a beleza natural da África! Também é importante considerar as diferenças climáticas da região, que variam entre tropical, equatorial, mediterrâneo e desértico. Dependendo da localização, isso pode variar muito, mas geralmente são esperadas altas temperaturas e baixa umidade.
Por último, mas não menos importante, se você planeja viajar para o continente em busca de atividades de caça populares, traga roupas apropriadas para o evento. Existem muitas dicas que podem fazer uma grande diferença na sua saúde durante a sua expedição.
Aventure-se na África com segurança! Para que a sua viagem para a África seja exatamente como você planejou, o melhor conselho é comprar um seguro viagem.
As expedições de safári entre regiões com mudanças climáticas e culturas diferentes trazem diferentes características e contratempos ao longo de sua jornada. Para evitar qualquer aborrecimento, adquira um plano de seguro de viagem que inclua cobertura médica e hospitalar, além de proteção contra extravio de bagagem, atrasos e cancelamentos de voos e muito mais.
Os 5 destinos mais visitados na África:
O continente africano está dividido em várias regiões: Norte de África, África Ocidental, África Central e África Austral.
A maioria dos destinos mais populares está no norte da África, como o Egito e os países mais ligados ao Oriente Médio e à Europa. Os países da África Austral, localizados na parte sul do continente, também estão em alta demanda por turismo, pois geralmente têm infraestrutura mais desenvolvida. No entanto, cada país tem muitos pontos turísticos e atrações que os turistas querem visitar. Confira abaixo quais são os mais visitados!
África do Sul
É o país mais meridional do continente africano, banhado pelos oceanos Atlântico e Índico, e possui cerca de 2.800 quilômetros de costa, incluindo belas praias. A África do Sul é conhecida por sua diversidade de flora e fauna, bem como culturas, idiomas e crenças.
A moeda oficial é o rand, e o país tem onze línguas oficiais, das quais Zulu, Xhosa e Afrikaans são as mais usadas. O inglês também é uma das línguas mais faladas na região e é conhecido como a língua dos negócios e da ciência.As atrações turísticas mais populares e importantes são aquelas que ajudam a preservar a natureza, incluindo passeios ecológicos e passeios fotográficos.
Um exemplo é o Parque Nacional Kruger, um dos parques nacionais mais importantes e a melhor estrutura para turistas. Lá você pode encontrar os animais mais emblemáticos, como leões, elefantes, leopardos e rinocerontes.
MOÇAMBIQUE
Moçambique está localizado no nordeste da África. O país é banhado pelo Oceano Índico e tem cerca de 30 milhões de habitantes. Grande parte de sua economia é baseada na agricultura, crescendo com potencial turístico.
Embora seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) seja baixo, está em ascensão – em parte porque recebeu investimentos de países como Brasil, Portugal e África do Sul. A sua única língua oficial é o português, muitas vezes falado como segunda língua, sendo os mais populares o macua, o tsonga e o sena. A moeda oficial é o metical moçambicano.
Alguns dos destinos mais comuns são as Ilhas do Bazaruto e o Parque Nacional da Gorongosa, ambos com flora e fauna notáveis.
ZIMBABWE
Existem 16 línguas oficiais neste país de 16 milhões de pessoas. Os mais populares são o inglês, Shona e Ndebele.
O Zimbábue acaba de emergir de uma série de crises, instabilidade política e econômica e hiperinflação na última década. Portanto, embora o país ainda esteja em desenvolvimento, não está evoluindo tão rápido quanto outros países africanos. A antiga moeda oficial não está mais em circulação. Portanto, várias outras moedas são usadas, como o dólar americano, o euro e o rand sul-africano.
O Zimbábue é conhecido por suas artes tradicionais, desde a preservação de pinturas rupestres até o incentivo à escultura, pintura e artesanato.
MARROCOS
Oficialmente conhecido como Reino de Marrocos, é uma monarquia constitucional no norte da África com aproximadamente 34 milhões de habitantes.
As línguas oficiais são o árabe e algumas línguas berberes, das quais o árabe está se tornando cada vez mais popular. Sua moeda oficial é o dirham marroquino. O turismo é um dos setores mais importantes de Marrocos e a segunda maior fonte de receitas da economia nacional. Normalmente, as atrações turísticas concentram-se nas atrações culturais, históricas e costeiras do país.
Exemplos de atrações são as visitas ao deserto do Saara e à Mesquita Hassan II em Casablanca, uma das principais cidades do Marrocos.
EGITO
O Egito está localizado no norte da África e faz fronteira com o Sudão, Líbia, Israel e a Faixa de Gaza. O país faz fronteira com o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo.
Sua primeira dinastia foi em 3100 aC, e tornou-se uma república em 1953. Hoje, tem cerca de 92 milhões de habitantes. Com a libra egípcia como moeda oficial, o Egito tem uma grande indústria de turismo que emprega mais de um décimo da força de trabalho local.
A Necrópole de Gizé, também conhecida como a Grande Pirâmide, é um dos locais mais simbólicos e populares do Egito. É considerada uma das sete maravilhas do mundo desde os tempos antigos!