NEVE NA AMÉRICA DO SUL: CONHEÇA OS DESTINOS
A temporada de neve na América do Sul está chegando. Os dias brancos atraem muitos turistas! Parcialmente para brincar, esquiar, aventura! O melhor de tudo é que Chile e Argentina são os dois países que experimentam neve em certas áreas.
Em ambos os países, há lugares onde projetos específicos são surpreendentes. Cenários de tirar o fôlego, aulas e atividades para iniciantes e novos desafios para os mais experientes.
Desfrutando com amigos ou família, com crianças ou casais, há pouco a ganhar com um destino sul-americano em comparação com os resorts de esqui mais famosos da Europa ou da América do Norte. Quer descobrir por quê? continue lendo.
Inverno no Chile e na Argentina
Prepare-se para temperaturas abaixo de zero nos resorts de neve da América do Sul! A beleza da neve contrasta com o frio, mas com luvas, casacos, botas e cachecóis, não há motivo para deixar a diversão de lado.
De um modo geral, em cidades com recreação de neve no inverno, existem lojas onde você pode alugar roupas adequadas para baixas temperaturas, para que você não precise se preocupar.
Da mesma forma, as estâncias de esqui têm treinadores e professores que podem dar aulas individuais ou em grupo. Se você quer apenas dominar o básico, uma ou duas aulas serão suficientes. A prática de atividades também ajudará a melhorar!
Leia também: Lugares para esquiar na neve.
San Carlos de Bariloche, Argentina
A província de Bariloche está localizada perto da Cordilheira dos Andes, na fronteira com o Chile. É um dos campos de neve mais populares da América do Sul.
O Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria recebe voos domésticos e internacionais. Do Brasil, há vôos diretos de São Paulo. Outra opção é voar para Buenos Aires e de lá se conectar a San Carlos de Bariloche.
Esqui e snowboard dominam as montanhas no inverno. Cerro Catedral é a estação mais movimentada.
Ushuaia, Argentina
Viaje para a Tierra del Fuego, o ponto mais meridional da América do Sul, acessível pelo Aeroporto de Buenos Aires ou pela Ruta Nacional 3, que também sai da capital argentina.
Essa rota é a única que liga a cidade ao continente e faz parte do sistema de rodovias Pan-Americanas, que começa no Alasca. Para saber mais sobre este destino de neve sul-americano, leia Como chegar a Ushuaia.
Em Ushuaia, existem atualmente onze reservas ecológicas. Entre eles, o Parque Nacional Tierra del Fuego – os visitantes só podem entrar em áreas recreativas designadas.
Além disso, há a Reserva Provincial da Ilha dos Estados e o Farol de São João do Salvamento, declarado monumento nacional; a Reserva do Coração da Ilha; e a Reserva Natural Cultural Playa Larga, declarada patrimônio cultural da província.
Ushuaia atrai aventureiros que procuram alternativas para esquiar no inverno: huskies siberianos, motos de neve, trekking no Lago Esmeralda, pesca esportiva.
O Glaciar das Artes Marciais (acessível por teleférico, para os caminhantes que gostam mais de caminhadas e escaladas) também é outra opção de atividade, com vista panorâmica da Cordilheira dos Andes. Veja registros de caminhadas ao Glaciar Militar.
No Porto encontra-se a placa histórica que assinala o ponto “Doomsday”. Um passeio no trem do Fim do Mundo o levará ao Parque Nacional Tierra del Fuego, que conta a história da província e permite caminhar na natureza.
Outra atividade comum é ir à Laguna Esmeralda, outra atração de Ushuaia.
Mendozas Linas, Argentina
Las Leñas fica a 1.200 km de Buenos Aires e recebe voos da capital argentina durante o inverno. Outra opção é voar para Mendoza ou San Rafael.
El Parque Aventura, um grande parque de entretenimento em Las Leñas, inaugurado em 2013 e desde então vem promovendo as mais diversas atividades de neve para quem mora na estação e para quem quer apenas passar o dia.
Com uma tirolesa com cerca de 400m de comprimento e uma pista de tubo de neve onde se pode descer numa bóia um caminho de pura adrenalina de 100m, o parque vai além das pistas de esqui mais tradicionais.
Se você é um daqueles caçadores de emoções enquanto esquia, Las Leñas é o único resort na América do Sul que oferece esqui noturno (sujeito às condições climáticas) em 2.000 metros de pistas.
Na página Adventure Parks, você pode obter mais informações sobre as condições climáticas locais e operações nas montanhas.
Se desejar, você pode desfrutar dos arredores, como a cidade de Mendoza e suas vinícolas.
Valle Nevedo, Chile
Estação mais procurada pelos esquiadores que já praticam e querem ir direto ao ponto. As pistas, mesmo para iniciantes, garantem uma queda inesperada a cada curva.
Acessível de carro ou aviões de conexão de San Diego, a emocionante jornada começa com mais de 60 curvas para escalar.
O resort conta com uma estrutura de restaurantes e lojas. Descubra como conhecê-lo em um passeio de 1 dia por Valle Nevado.
Para quem gosta de alternar aventuras entre momentos tranquilos, uma xícara de café ou uma taça de vinho, Valle Nevado é ideal. Há até um tour de degustação de queijos e vinhos para Valle Nevado.
Se você é inexperiente, mas quer ir ao Valle Nevado, não se preocupe. Se você quer passar um dia ou uma semana, você tem a oportunidade de aprender sobre esta estação de esqui e aprender com os instrutores da Valle Ski School. Confira nossa apresentação sobre a experiência de esqui em Valle Nevado.
Para quem quer apenas assistir a um balé de aventura na neve, os passeios de gôndola nas encostas são uma opção.
Mas se você está procurando uma aventura como nenhuma outra, prepare-se para o heli-ski. O helicóptero irá levá-lo aos picos a mais de 4.000 metros acima do nível do mar e de lá através da neve quase virgem da Cordilheira!
Vale ressaltar que esses serviços são prestados com a assistência de profissionais e regulamentados pela Associação Nacional de Heliski do Chile.
Portillo, Chile
Para chegar a Portillo, você tem duas opções por via terrestre: de Santiago, que é um trajeto mais curto, ou de Mendoza, que leva cerca de quatro horas.
A estação oferece mais de 15 pistas divididas em fácil, intermediário, intermediário avançado e muito difícil. Visite Portillo.
O que diferencia Portillo são as atividades para famílias e crianças. Quinta-feira tem jogo entre os convidados, Sol de Portillo. Na sexta-feira à noite, a escola de esqui incendiou as encostas do planalto. Para os mais pequenos, o programa “Kids Camp” garante diversão.
Em 2018, será inaugurada uma nova pista na estação de Portillo, “El Gaucho”, com uma extensão total de 310m.
Farrerones, Chile
Ainda na pauta Neve na América do Sul: Veja os destinos, uma ótima opção é Farellones, fica a poucas horas de carro de San Diego e é a escolha para quem procura neve na América do Sul e se dedica ao lazer. As pistas têm descidas mais fáceis e têm uma atividade alternativa ao esqui.
Também ao longo de 60 curvas, Farellones é uma opção mais econômica para o vizinho Valle Nevado.
No Parque Farellones há tirolesas, tubos, que é uma queda em uma bóia, um teleférico com vista panorâmica de toda a estação, FatBikes (bicicletas com pneus bem largos) descendo a pista e pistas de neve onde você pode deslizar esquis e desfrutar de “bumbum de esqui”.
Nevados de Chillán, Chile
De avião de Santiago a Concepción e de lá de carro, trem ou ônibus, há trinta diferentes áreas de esqui esperando por você em Chillán. Entre eles, a pista mais longa da América do Sul, Las Tres Marias, tem 13 quilômetros!
Em uma área localizada em uma floresta primitiva, o ponto mais alto oferece uma vista panorâmica de toda a região, com destaque para os vulcões Serra Velluda, Antuco e Dumuyo, em Neuquén, Argentina.
Nevados de Chillán também promete uma atração para quem quer relaxar: o parque aquático termal. Ao lado do Hotel Alto Nevados está o spa e centro de lazer com 4 piscinas de diferentes tamanhos e temperaturas e vista para a montanha.
O inverno nesses destinos nevados na América do Sul também lhe dará a chance de saborear bons vinhos e comidas.
Todos os lugares aqui descritos contam com restaurantes e bares aconchegantes, além de esqui, jogos, atividades esportivas e sugestões de aventuras.
Dada a proximidade de algumas dessas estações, você pode usar a mesma viagem para explorar vários lugares. Farellones e Valle Nevado, Bariloche e Ushuaia (os dois últimos estão distantes, mas podem ser colocados na mesma rota).
Dependendo de suas preferências e planos para passar as férias de inverno na Argentina ou no Chile, você pode combinar diversão, esporte e aventura, então por que não parar em uma das vinícolas da região?
Só um lembrete: são destinos para toda a família, mas também para solteiros e grupos de amigos. Diversão para todos! Pontos de lua de mel na América do Sul também valem a pena conferir.
Hoje você viu Neve na América do Sul: Veja os destinos. Veja imagens incríveis na neve na Argentina neste vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Argentina.