Pular para o conteúdo
Início » VALE A PENA SAIR DO AEROPORTO QUANDO HÁ CONEXÃO NO VOO?

VALE A PENA SAIR DO AEROPORTO QUANDO HÁ CONEXÃO NO VOO?

    VALE A PENA SAIR DO AEROPORTO QUANDO HÁ CONEXÃO NO VOO?

    Ao comprar passagens aéreas para uma viagem planejada há muito tempo, você se depara com uma série de opções de voos: voos diretos (sem desvios entre origem e destino), escalas e conexões de aeroportos. Por exemplo, ao escolher um voo com conexão, o viajante deve entender como funciona, como essa opção difere de um stopover e quais documentos podem ser necessários para o embarque.

    Neste artigo, explicamos o que é conectividade, como funciona e oferecemos algumas dicas de como os passageiros podem planejar e ter uma viagem tranquila. Se mesmo assim você perder a conexão, saiba o que fazer nessa situação.

    Conexões de aeroporto: como funciona

    Em um voo com uma ou mais conexões, o passageiro deverá desembarcar em outra cidade (diferente da cidade de destino) e aguardar no aeroporto para embarcar em outro avião que o levará à cidade de destino. Por exemplo, uma pessoa quer viajar de São Paulo para Londres e compra uma passagem com escala em Miami, nos Estados Unidos. Depois de chegar a Miami, ela teve que desembarcar e aguardar o avião que a levaria ao seu destino final em Londres. Ao viajar para o exterior, não é incomum descobrir que existem vários voos de conexão. A passagem aérea costuma ser mais barata do que os voos diretos com conexões de aeroportos devido à viagem mais longa e cansativa.

    O que fazer quando há conexão no voo? Vale a pena sair do aeroporto? Diferença entre Stopover e Stopover

    Em um voo com escala, os passageiros não precisam desembarcar e trocar de avião, pois neste caso o avião só pousa em uma ou mais cidades para que outros passageiros embarquem ou desembarquem. Os passageiros permaneceram no avião aguardando o embarque e desembarque de outros passageiros.

    Stopovers são uma opção para viajantes que desejam conhecer algumas cidades durante a viagem. Este tipo de conexão permite que o passageiro passe alguns dias em uma cidade intermediária sem pagar uma nova passagem, ou em alguns casos até mesmo hospedagem (deve consultar a companhia aérea) até seguir para a cidade de destino.

    As escalas estão disponíveis para viagens domésticas (com escala superior a 4 horas) e viagens internacionais (com escala superior a 24 horas).

    10 dicas para uma viagem tranquila em um voo de conexão no aeroporto

    1. Requisitos de visto para voos internacionais

    Antes de comprar uma passagem aérea de conexão, certifique-se de confirmar se é necessário visto para o país de conexão e para o país de destino. Tomemos o exemplo de uma viagem fictícia de São Paulo à Alemanha com escala nos Estados Unidos. Brasileiros não precisam de visto para entrar na Alemanha para uma viagem turística de até 180 dias, mas para entrar nos EUA sim, mesmo só esperando o voo no aeroporto. Sem visto americano, o passageiro não tem direito de embarcar no avião em São Paulo, pois não poderá entrar em território americano.

    1. Aeroporto de trânsito

    Os passageiros devem verificar se o aeroporto é o mesmo entre dois voos de conexão. Você já desembarcou em um aeroporto e descobriu que seu próximo voo sairia de outro aeroporto em alguns minutos?

    1. Cuidados ao fazer o check-in

    Ao fazer o check-in, é bom verificar as informações da etiqueta colada na bagagem, principalmente para onde ela vai. Ainda tomando como exemplo o roteiro São Paulo-Miami-Alemanha, tire todas as suas dúvidas sobre bagagem e remessa: se deve retirar no aeroporto de trânsito (Miami), se deve enviar para o destino final (Alemanha), se você precisar ir ao aeroporto de trânsito novamente Check-in e muito mais.

    1. Diferentes terminais

    Na maioria das vezes, os voos de conexão estão no mesmo aeroporto, mas isso não significa que estarão no mesmo terminal. Esse é outro detalhe que o viajante deve ficar atento para não perder o próximo voo.

    Antes de viajar, é recomendável consultar um mapa do aeroporto onde você irá desembarcar e embarcar. Assim, ao desembarcar, você já sabe se deve ficar no mesmo terminal ou ir para outro terminal, que pode ser do outro lado do aeroporto, dependendo do seu tamanho.

    1. O que fazer se você perder a conexão

    Os passageiros que perdem seus voos de conexão por motivos de força maior, como atrasos ou cancelamentos de voos, atrasos na transferência de bagagem, etc., devem primeiro se dirigir ao balcão da companhia aérea do primeiro voo para tratar do atraso ou entrar em contato com o representante da empresa.

    Os passageiros têm a opção de reembolso integral da passagem aérea, remarcação de hospedagem (no próximo voo na mesma companhia aérea ou em outra companhia aérea) ou execução de serviços por outros meios de transporte. Os passageiros que optarem por reacomodar devem obter assistência material da companhia aérea, dependendo do tempo de espera pelo próximo voo. Caso a hospedagem não seja remarcada no mesmo dia, a companhia aérea também deverá providenciar ao passageiro a hospedagem e o transporte aeroporto-hotel-aeroporto.

    Exemplo: Você está voando de Porto Alegre para Maceió com escala em Belo Horizonte. O voo atrasou duas horas devido ao mau tempo, que o fez chegar a Belo Horizonte com duas horas de atraso. Seu voo de conexão para a capital alagoana já partiu neste ponto, pois você tem uma hora para fazer a conexão no aeroporto. A companhia aérea reagendará você no próximo voo para Maceió.

    1. Operações durante a conexão

    Dependendo da duração da sua conexão no aeroporto, a espera pode ser cansativa e você pode não saber o que fazer para se distrair. Se o tempo de trânsito for de cerca de uma hora, é melhor ficar na sala de espera para evitar perder o avião. Se for muito tempo, em vez de olhar o relógio minuto a minuto e contar os minutos até voltar ao avião, aqui vão algumas sugestões para matar o tempo:

    • Explore o aeroporto – Aproveite para conhecer restaurantes, livrarias, duty-free, fazer compras em algumas lojas, etc.
    • Aproveite para observar o vai e vem de pessoas de diferentes partes do mundo.
    • Observe as pessoas sentadas próximas a você e, se tiver uma abertura, pergunte alguém sobre o país onde ele vive, para onde vai,  como é sua cultura, etc.
    • Use o Wi-Fi do aeroporto e coloque a conversa em dia com a família, amigos, namorado.
    • Leia um livro. Você pode continuar a leitura de um livro físico ou e-book que você sempre leva em sua bagagem de mão, ou comprar um novo no aeroporto.
    • Ouça música. Dê um play em suas playlists favoritas e aproveite para conhecer novos cantores.
    • Conheça a cidade ou os arredores do aeroporto. Essa dica vale para quem vai aguardar mais de quatro horas pela conexão e sabe que terá tempo hábil de sair e voltar para o aeroporto, já que é preciso estar no local pelo menos duas horas antes dos voos internacionais e uma hora antes dos voos nacionais.
    1. Como não perder o embarque no aeroporto?

    A melhor forma de evitar problemas de conexão é comprar um voo direto. As tarifas são mais caras, mas a viagem é mais rápida e pode haver menos surpresas como perda de bagagem e atrasos nos voos.

    1. Compre toda a rota da mesma companhia aérea

    Salve-se do aborrecimento comprando uma rota inteira na mesma companhia aérea. Se você perder sua coleta devido ao atraso do voo (por motivos da empresa), você será reembolsado ou compensado pela empresa.

    Se um passageiro se atrasar, perder o próximo voo e comprar uma passagem com outra empresa, terá que pagar uma multa ou comprar uma nova passagem.

    1. Durante o trânsito no aeroporto

    Desde o taxiamento do avião até a chegada ao portão, ouça atentamente as instruções dos passageiros em conexão. Se você tiver alguma dúvida sobre seu próximo voo, é melhor pedir ajuda a um agente da companhia aérea ou consultar o painel do portão de embarque do seu voo.

    1. Conexões de aeroportos domésticos e internacionais

    Doméstico: Ao desembarcar, o passageiro deverá se dirigir ao portão de embarque do próximo voo.

    Internacional: Os passageiros precisam passar pela inspeção de fronteira no momento do desembarque e, se necessário, passar pela inspeção de segurança de trânsito internacional e seguir para o portão de embarque do próximo voo.

    Vale a pena sair do aeroporto quando há conexão no voo? Agora você tem as respostas para essas perguntas, então fique de olho nas escalas do seu voo e curta a viagem!

    Se gostou da matéria “Vale a pena sair do aeroporto quando há conexão no voo” Compartilhe e fique ligado nas dicas MEGA atualizadas que postamos diariamente pra você ficar por dentro de todo o conteúdo de viagem. Aproveite as dicas!

    Leia também:

    Flio, conheça o melhor App de aeroporto

    Veja quais são os maiores aeroportos do mundo

    O que é Low Cost? Vale a pena viajar com essa ferramenta?

    Autor

    0