Quando vamos comprar uma passagem de avião em uma data muito próxima das férias, todo mundo ainda procura uma forma de economizar. Existem diversas estratégias que são utilizadas pelos turistas para economizar.
Entre as estratégias existe quem acorda no meio da madrugada para pesquisar ou até mesmo planejar toda a viagem e também quem planeja a viagem por completo com um ano ou mais de antecedência. Mas será que essas estratégias que são feitas pelos turistas realmente fazem sentido?
Os preços das passagens são sempre dinâmicos, e podem variar de acordo com a procura para voos específicos. O passageiro precisa acompanhar o sobe e desce do valor de uma passagem aérea para ter uma noção melhor de quando as passagens estiverem mais caras ou mais baratas, uma vez que é um pouco impossível determinar quanto custa um bilhete aéreo de forma exata.
Se você já ouviu falar que a compra de passagens aéreas realizadas durante a madrugada possuem mais descontos, para entender o que efetivamente faz você economizar na hora de reservar voos, precisamos entender a lógica das empresas aéreas e compreender por que acontecem as promoções. Veja agora!
O QUE DETERMINA OS PREÇOS DE PASSAGENS AÉREAS?
Existe uma série de fatores que determinam o valor de um voo, e para entendermos de uma forma melhor, separamos dois principais fatores determinantes neste sentido, que é sazonalidade e sistema tarifário. Confira agora o que cada um significa:
- Sazonalidade:
Como já especificado na lei da oferta e procura, as passagens que forem mais buscadas tendem a ser mais caras, por isso, dependendo do destino, da data, do horário e do dia da semana, os preços dos voos variam.
Em função do calendário executivo, as passagens aéreas que tem ida marcada para sexta-feira e o retorno no domingo tendem a ser mais caras, ou seja, o que indica um aumento dos preços nesses casos são os dias da semana. Por outro lado, há indicações de voos mais baratos entre terça e quinta-feira.
Nesse sentido, pode-se entender o real motivo em que a compra de passagens aéreas para os finais de semana, período de férias e feriados sai um pouco mais cara. Por conta da procura, os preços acabam aumentando junto.
- Sistema Tarifário:
O sistema tarifário das linhas aéreas tem como base o conceito de gestão de oferta (Yield Management, em inglês). De forma resumida, os preços dos bilhetes são determinados de acordo com a divisão das poltronas e em grupos, onde cada um tem o seu valor.
As tarifas vão sendo alteradas à medida que as poltronas forem reservadas e também conforme a data do voo for se aproximando. Os preços das linhas aéreas concorrentes também podem sofrer variações.
Também é importante mencionar que os valores podem ser diferentes de acordo com a classe tarifária, onde pode existir alterações de acordo com os serviços que são oferecidos. São várias as possibilidades que incluem alterar as datas do voo, localização de poltrona, franquia de bagagem e outras.
Também é importante mencionar que por conta da pandemia, muitos destes serviços que são fornecidos pelas linhas foram atualizados, e por isso é importante que sejam lidos de forma atenta os termos e condições antes de finalizar qualquer reserva.
PASSAGENS AÉREAS DE MADRUGADA SÃO MAIS BARATAS? POR QUAL MOTIVO?
Agora chegou o momento mais importante que você gostaria de saber. Passagens aéreas para viajar durante a madrugada são mais baratas, sim! E o motivo é lógico: viajar entre 23h e 5h em território nacional, existe um menor tráfego nos aeroportos, e em função de uma menor procura por voos de madrugada. Os horários de pico de aeroportos serão evitados e você terá uma economia que pode chegar a quase 50% do valor original.
Então o que está esperando para garantir a sua reserva e partir para o próximo destino?