Pular para o conteúdo
Início » CONHEÇA OS MAIORES DESERTOS

CONHEÇA OS MAIORES DESERTOS

CONHEÇA OS MAIORES DESERTOS

“Os desertos são regiões que apresentam poucas condições para a manutenção da vida, sobretudo no sentido de impedir ou dificultar a habitação humana.

Trata-se de regiões áridas (mas não necessariamente quentes), com baixos índices pluviométricos e que contam com poucos recursos alimentares imediatamente disponíveis. Mas isso não significa que essas localidades não apresentem fauna, flora e, até mesmo, cidades em suas paisagens.

A palavra vem do latim “desertu”, que significa desabitado, solitário, esvaziado. Confira, a seguir, uma lista com os cinco principais desertos do mundo, com algumas de suas principais características.

 

5º – Deserto do Kalahari (930.000 km²)

O Deserto do Kalahari é o segundo maior da África, está localizado no sul desse continente e compreende os territórios de Botsuana, África do Sul, Angola, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue.

Sua extensão de 930 mil km² envolve a sua área fixa e a sua zona de transição, onde há uma maior presença de vida animal e vegetal. Se considerarmos somente a sua zona central, sua área passa a ser de “apenas” 580 mil km².

O Kalahari é considerado um deserto “traiçoeiro”, pois, durante um curto período do ano, ocorrem algumas chuvas que ajudam a florescer e transformar o ambiente.

O lugar, anteriormente seco e sem condições de vida, enche-se de vegetação e recursos para alimentação, adquirindo uma paisagem que em nada se assemelha a de qualquer outro deserto.

O problema é que, logo depois, a seca e o ambiente inóspito retornam e, caso alguém tenha ficado perdido por lá, poderá não sobreviver em virtude do esgotamento súbito de água e alimento.

Apesar dessas condições, o Kalahari abriga alguns grupos tribais africanos que desenvolveram formas de sobreviver no local, alguns deles sequer tiveram contato com o ser humano.

Veja também: Os maiores terremotos da história

 

4º Deserto de Gobi (1.125.000 km²)

O Deserto de Gobi encontra-se na Ásia, mais precisamente na região norte da China e na porção sul da Mongólia. A palavra “Gobi” vem do idioma mongol e significa “lugar sem água”, possuindo um relevo marcado pelas dunas e por algumas montanhas rochosas.

Ao contrário do Kalahari, que apresenta fauna e flora relativamente diversificadas, em Gobi, os seres vivos são raros e de poucos tipos diferentes. Também nesse deserto é possível encontrar algumas populações humanas, todas nômades.

 

3º Deserto da Arábia (1.300.000 km²)

Também situado na Ásia, o Deserto da Arábia situa-se na região do Oriente Médio, envolvendo os territórios da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Iraque, Omã, Kuwait e Iêmen. Trata-se de uma das áreas com a menor biodiversidade do planeta.”

“No entanto, esse deserto apresenta muitos recursos minerais, com destaque para o Petróleo, que, nessa região do Oriente Médio, apresenta-se nas maiores quantidades do planeta. Em termos de populações, existem povos – alguns deles nômades – sírios, curdos, turcos, armênios e assírios.

A característica mais marcante desse deserto é, sem dúvida, as construções nele realizadas. O destaque vai para a supercidade de King Abdullah (em referência ao nome do rei saudita), que tem a conclusão prevista para 2020 e deverá abrigar inicialmente cerca de dois milhões de habitantes.”

 

2º Deserto do Saara (9.000.000 km²)

O Deserto do Saara é o mais conhecido dentre os desertos do mundo, uma vez que é o maior entre os “desertos quentes”, apesar de, como todos os outros do mesmo tipo, as noites serem bastante frias, com temperaturas próximas a 0ºC.

A sua extensão envolve áreas de Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Tunísia e Sudão, sendo um marco natural para a regionalização do continente africano em África do Norte e África Subsaariana.”

“Em alguns pontos, a paisagem do Saara é formada por corpos rochosos e camadas de sedimentos compostos por pequenas rochas, enquanto a maior parte é constituída por dunas móveis.

Apesar de ser uma das regiões mais inóspitas do planeta, ele também apresenta um dos pontos mais férteis para a agricultura, ao longo das margens do Rio Nilo.

Ao todo, em áreas envolvendo as proximidades desse rio e os inúmeros oásis existentes, o Saara abriga mais de 2,5 milhões de pessoas.

 

1º Antártida (14.000.000 km²)

Ainda falando sobre “conheça os maiores desertos, apresentamos enfim, a Antártida. É a maior região que apresenta condições inapropriadas para a vida e habitação, com temperaturas baixíssimas e altitudes elevadas. Os termômetros medem, em média, cerca de -30ºC, sendo que já houve casos em que alguns pontos apresentaram temperaturas abaixo dos -80ºC.

Em termos de altitude, as médias alcançam os 2.000 metros. Em geral, as moradas humanas nesse continente gelado, localizado no Polo Sul do Planeta, estão relacionadas com pesquisas científicas.

A vegetação é escassa e os animais existentes compreendem grupos de baleias, focas, pinguins, albatrozes, gaivotas e outras espécies.”

Gostou da matéria “Conheça os maiores desertos”? Compartilhe com seus amigos e familiares e fique ligados nas melhores matérias da internet!

Leia também:

Prepare sua mala para a Neve.

Neve na América do Sul, veja os destinos

Os maiores terremotos da história

Erro: Formulário de contato não encontrado.

0