Pular para o conteúdo
Início » CRUZEIRO PELO NILO: A MELHOR MANEIRA DE CONHECER O SUL DO EGITO

CRUZEIRO PELO NILO: A MELHOR MANEIRA DE CONHECER O SUL DO EGITO

Uma das viagens mais tradicionais no Egito é um cruzeiro pelo Nilo. No entanto, os navios de cruzeiro são caros, especialmente porque o Egito é um país barato para viajar. Muitas pessoas perguntam se o cruzeiro no Nilo vale a pena?

Para responder a esta pergunta, escrevemos este artigo. Mostraremos os prós e contras e mostraremos que esse passeio não é para todos os tipos de viajantes. Enquanto alguns consideram uma experiência única, outros acham chato. Então, junte-se a nós nesta aventura.

O Nilo, o gigante da África

No ensino médio, aprendi que o Nilo é o maior rio do mundo. No entanto, um estudo de satélite divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) dos Estados Unidos em 2008 mostrou que a Amazônia é 140 metros mais longa que o Nilo. Em outras palavras, com 6.850 quilômetros, o Nilo é o segundo maior rio do mundo.

No entanto, isso não diminuiu a magnificência dos rios africanos. O rio Nilo atravessa 7 países e está localizado em uma região árida muito próxima ao deserto do Saara, atraindo a atenção de quem navega em suas correntes.

O rio está ligado à economia local desde os tempos antigos. A produção de alimentos no antigo Egito dependia das enchentes do Nilo, que inundavam as planícies próximas às margens do rio e tornavam a terra fértil. Sem o Nilo, não haveria civilização egípcia. Como visto na série de TV da HBO “Roma”, a produção de grãos abastecia Roma quando o Império Romano estava em falta.

Por outro lado, as inundações dos rios também podem ser violentas e devastadoras. Em alguns anos, os egípcios celebravam o dilúvio como um presente dos deuses, e em outros, como um castigo. Assim, segundo alguns historiadores, o mito do dilúvio que aparece no épico babilônico de Gilgamesh e mais tarde entrou na Bíblia na história da Arca de Noé pode ter sido inspirado pelo dilúvio do Nilo.

Foi também no Nilo que foi construída a represa de Aswan, que inundou uma grande área do sul do Egito e exigiu que as autoridades egípcias com a ajuda de vários países desmontassem o templo de Abu Simbel e o remontasse em outros lugares. Para quem não conhece, Abu Simbel é a maior joia do antigo Egito e o templo mais bonito na minha opinião.

Por todas estas razões, o Nilo é tão ecologicamente, economicamente e historicamente importante para apreciar de perto. No entanto, um cruzeiro no Nilo é uma maneira de vê-lo.

Cruzeiro pelo Nilo: passeio de barco e jantar

Um cruzeiro no Nilo não é a única opção para explorar o Nilo. Quando falamos de “cruzeiros do Nilo”, refere-se aos cruzeiros que acontecem no sul do Egito. Mas outras cidades também oferecem passeios de barco, que às vezes chamam de cruzeiros. Portanto, tome cuidado para não se confundir.

No próximo tópico, abordaremos o cruzeiro em si, mas antes mostraremos outras opções.

Cruzeiro com jantar no Cairo

Esta é provavelmente a maneira mais popular, pois muitos turistas que visitam o Egito ficam apenas no Cairo. Também é uma opção mais barata por cerca de 10% do valor do cruzeiro no Nilo.

Os passeios de barco mais comuns no Cairo Nilo são à noite e incluem jantar e apresentações culturais com danças típicas da região.

O jantar dura cerca de duas horas e geralmente inclui transporte do hotel até o barco. No entanto, esta é uma viagem de entretenimento, não para desfrutar do Nilo.

Alguns turistas reclamaram que o jantar e o entretenimento duram quase todo o tempo em que o barco está navegando, o que significa que você mal consegue ver o rio e a cidade.

Passeio de feluca, barco tradicional no Egito

Outra maneira de navegar no Nilo é pegar uma felucca, que significa “barco” na língua local. Vale ressaltar que a palavra está associada a uma embarcação tradicional egípcia. A feluca ou feluca é um barco de madeira com velas que tem sido usado há séculos no Egito, Norte da África e Mediterrâneo para pesca e esportes. No norte do Egito, mais desenvolvido, esse tipo de embarcação não é comum. No Sul, no entanto, a feluca ainda é usada.

Hoje, a felucca é muito usada no turismo. A versão adequada para viajantes nem sempre é a mesma do modelo tradicional. Existem alguns tipos de barcos que eles chamam de felucca, mas na realidade são barcos com motor, mas sem velas. Geralmente, esses barcos podem acomodar de 10 a 20 pessoas.

Cruzeiro no Nilo: Feluca do Cairo

No Cairo, não há boas ofertas de cruzeiros, pois os felucas competem com os cruzeiros com jantar e têm preços semelhantes. Mesmo assim, você ainda pode encontrar um passeio de felucca de 1 ou 2 horas no Cairo, com ou sem refeições, incluindo transporte do hotel.

Cruzeiro pelo Nilo: Felucca de Luxor

No sul do Egito, os passeios de felucca são mais populares. Em Luxor você verá muitas feluccas. O único problema é que o itinerário é terrível. A maioria dos passeios leva os turistas à “Ilha das Bananas”, uma fazenda com plantações de banana, do outro lado do rio, não é um lugar interessante.

Ainda assim, um grande número de turistas faz o passeio por ser uma opção barata e diferente para quem não planeja fazer um cruzeiro.

Em Luxor, ao caminhar pelo calçadão ao longo do Nilo, você encontrará várias pessoas que oferecem passeios de felucca. É até desconfortável, e meu artigo sobre Luxor explica por que os vendedores da cidade são os mais chatos do mundo. Há também a opção de reservar um passeio de felucca online. No entanto, em Luxor você pode facilmente reservar passeios no local a um preço barato, sem necessidade de reservar com antecedência.

Cruzeiro no Nilo: Feluca de Aswan

Em Aswan, você também pode pegar uma faluca. Na verdade, Aswan é o melhor lugar para fazer esse passeio, pois você precisará pegar um barco para chegar à Ilha Elefantina, que possui locais históricos e moradores de descendência núbia.

Você também não precisa reservar com antecedência, pois há um pequeno porto em frente ao Museu de Aswan para trânsito. Neste caso, não são felucas, mas pequenos jet skis.

Há pessoas no passeio oferecendo passeios de faluca. Além disso, no porto próximo ao centro, existem vários barcos que podem ser alugados para passeios. Para quem procura uma visita guiada, existe a opção de visitar a Ilha Soheil e aprender sobre o modo de vida núbio. A ilha tem ilhotas coloridas e interessantes que são redutos de descendentes núbios.

Famoso cruzeiro no Nilo

Até agora, mostramos opções de como navegar no Nilo. Quando falamos de “cruzeiros do Nilo” estamos nos referindo aos famosos cruzeiros que acontecem no sul do Egito, muitos dos quais são cruzeiros de luxo.

Esses navios de cruzeiro são conhecidos pelo conforto e praticidade que oferecem aos seus passageiros. O barco é espaçoso, tem piscina e algumas atividades de lazer, os quartos têm conforto de hotel e até vista para o rio.

No entanto, o que provavelmente mais chama a atenção dos turistas é conhecer a utilidade das atrações turísticas, já que os próprios navios de cruzeiro organizam passeios com visitas guiadas. No entanto, os navios de cruzeiro são famosos e populares entre os turistas estrangeiros, mas as taxas não são baixas.

Itinerário de Cruzeiro no Nilo: Luxor – Aswan

Há mais de duas dúzias de navios de diferentes companhias navegando no Nilo. Todos fazem o mesmo itinerário: Luxor-Aswan e Aswan-Luxor.

Este caminho não foi escolhido por acaso. Estas são duas das cidades históricas mais visitadas no sul do Egito e incluem alguns dos principais sítios arqueológicos do país.

Além das Pirâmides de Gizé, poucos sítios arqueológicos são preservados no norte do Egito, ao contrário dos mais templos e sítios arqueológicos preservados no sul.

Começando um cruzeiro em Luxor ou Aswan?

Os cruzeiros no Nilo vão de Luxor a Aswan e vice-versa. Ou seja, embarcar em uma cidade e desembarcar em outra. Então você precisa decidir se vai pela rota Luxor-Aswan ou o contrário.

Em relação ao itinerário, há pouca diferença, pois os navios de cruzeiro costumam parar nos mesmos lugares e visitar as mesmas atrações turísticas. A principal diferença entre eles é o número de dias, o que afetará a velocidade da viagem e o valor pago.

Quanto tempo dura o cruzeiro no Nilo?

Uma das informações mais importantes é decidir o número de dias para visitar o Nilo. O número de dias afetará quanto você paga e como visita as atrações turísticas. Os mais comuns são os cruzeiros 5D4N e 4D3N.

A maioria das empresas oferece cruzeiros de 4 noites a partir de Luxor e cruzeiros de 3 dias a partir de Aswan. Como são 7 dias por semana e um dos roteiros tem que ser mais longo, eles optaram por um roteiro de 4 dias saindo de Luxor, a cidade mais turística do sul do Egito.

Cruzeiro no Nilo: 2 noites

O cruzeiro mínimo oferecido é de 3 dias e 2 noites. Este é um cruzeiro mais compacto que visita apenas Luxor, Aswan e para no caminho. Esta não é a melhor opção, pois você perderá muitos lugares interessantes, incluindo Luxor. Essa é a opção mais segura para quem não gosta muito da ideia de um navio de cruzeiro e acredita que vai ficar entediado.

Uma informação importante é que os cruzeiros de 2 noites não são muito comuns, então você não encontrará muitas opções. A maioria das pessoas parte de Luxor, se você quiser visitar outras atrações da cidade que não estão no seu roteiro ou quiser fazer um passeio de balão de ar quente, planeje fazê-lo antes de embarcar no cruzeiro.

Com opções de cruzeiro de 2 noites de Luxor para Get Your Guide, é um site sólido. Há também a opção de um cruzeiro de 2 noites, incluindo passagens de trem do Cairo.

Se você precisar ficar em Luxor por mais dias, temos instruções sobre onde ficar em Luxor. Já mencionamos que os hotéis geralmente não são muito limpos.

Cruzeiro no Nilo: 3 noites

Cruzeiros de 3 noites geralmente partem de Aswan. A cidade não está cheia de atrações turísticas, mas inclui uma visita ao Templo de Philae, as principais atrações da cidade, a Barragem de Aswan e uma visita a uma aldeia núbia. Se você quiser ver o Obelisco inacabado e o Museu de Aswan, você pode passar um dia na cidade antes de iniciar o cruzeiro.

O custo de um cruzeiro (independentemente do número de dias) geralmente inclui o transporte até o navio. Ou seja, eles vão buscá-lo no aeroporto, estação de trem ou onde quer que você esteja na cidade. Veja nossas dicas de hotéis em Aswan.

Este cruzeiro também inclui uma visita ao Templo de Abu Simbel (geralmente pago à parte), que na minha opinião é o templo mais bonito do Egito.

No caminho, visite as principais atrações turísticas do Templo Kom Ombo, Edfu e Luxor.

O cruzeiro de 3 noites é o mais econômico, pois visita quase os mesmos lugares que os cruzeiros de 4 e 7 noites.

Por outro lado, a principal crítica dos passageiros tem a ver com a falta de tempo. Os navios de cruzeiro são movimentados, com pelo menos duas visitas por dia, e você não passará muito tempo em todas as atrações turísticas.

Para aqueles que querem saber mais e verificar os preços, a Viator oferece um cruzeiro de 3 noites saindo de Aswan, incluindo um passeio de balão de ar quente em Luxor, que é muito bem avaliado. Para quem não sabe, a Viator, a empresa online com a maior seleção de viagens do mundo, pertence ao TripAdvisor.

Cruzeiro no Nilo: 4 noites

O cruzeiro de 4 noites no Nilo é apontado por muitos como a melhor opção e, portanto, o mais procurado. Além disso, muitos turistas preferem começar seus cruzeiros em Luxor, já que a cidade era um importante destino turístico no antigo Egito.

A localização do cruzeiro de 4 noites é quase a mesma do cruzeiro de 3 noites. A diferença é ter mais tempo para explorar os pontos turísticos. Mesmo assim, a viagem a Luxor foi a parte mais movimentada.

A Civitatis é uma empresa de viagens confiável e um cruzeiro de 4 dias é uma boa opção.

Outra opção um pouco mais cara, a mais econômica da Viator, é o cruzeiro aqui. Há também uma opção de barco de luxo que é mais que o dobro do valor da opção mais barata, mas também é muito mais confortável.

Cruzeiro no Nilo: 7 noites

O cruzeiro de 7 noites com duração de uma semana é o mais fácil e mais lento. Cruzeiros de 3 e 4 noites normalmente visitam sítios arqueológicos duas vezes por dia (uma manhã e uma tarde) e ocupam a maior parte do dia, enquanto os cruzeiros de 7 noites deixam uma parte para os passageiros descansarem no navio.

0