Pular para o conteúdo
Início » DICAS PARA FAZER FOTOS PROFISSIONAIS EM SUA VIAGEM

DICAS PARA FAZER FOTOS PROFISSIONAIS EM SUA VIAGEM

DICAS PARA FAZER FOTOS PROFISSIONAIS EM SUA VIAGEM

As fotos são algumas das melhores lembranças de nossas viagens. Claro, os momentos mais memoráveis ​​vivem em nossas memórias para sempre, mas quantas vezes você se viu olhando fotos daquela viagem especial e percebeu quantas boas lembranças você viu naquela foto?

As fotos de viagens podem aguçar nossos sentidos, inspirar as pessoas a viajar e nos fazer reviver os bons tempos. Se eles são tão importantes, é sempre preciso aprender um pouco mais sobre fotografia para que esses momentos se tornem cada vez mais especiais.

Pensando nisso, resolvi preparar essa lista com dicas infalíveis para melhorar suas fotos de viagem! Às vezes são os simples detalhes que fazem a diferença e não está diretamente relacionado com a qualidade do equipamento utilizado, apostaria nisso?

Faça um planejamento:

Viajar requer planejamento, certo? As fotos de viagens não são exceção! Uma boa fotografia geralmente requer um bom planejamento.

Antes que você se assuste, deixa eu te contar: planejar uma boa foto é uma alegria para quem ama fotografia!

Ao preparar seu itinerário de viagem, olhe para ele com um olhar artístico. Analise os lugares que você visitará todos os dias e encontre inspiração para fotos lá.

Aqui está uma consideração importante: analise os lugares que você visitará, salve fotos inspiradoras em suas pastas do Instagram ou Pinterest, mas lembre-se de que cada um tem seu próprio estilo e o que o torna único.

Além disso, avalie se suas “fotos de viagem de referência” são fruto de superprodução para fotos mais despretensiosas. Quanto mais detalhes de composição uma foto tiver, mais trabalho será necessário para replicá-la, então avalie quanto você está disposto a “colocar”.

Já ouvi falar de gente andando pela cidade com acessórios e saltos na bolsa para a “foto perfeita”. Não critico quem faz, e não critico quem não faz, mas na hora de buscar inspiração para suas fotos, certifique-se que tem algo essencial naquela composição para chegar naquele resultado.

Na maioria das vezes, o tempo de viagem é limitado e o dia passa em um piscar de olhos. É exatamente por isso que um plano de fotografia é tão importante.

Se você já sabe para onde vai, quando chegará ao local e onde pretende filmar, poderá otimizar consideravelmente o seu tempo. Claro, você tem que olhar para tudo com reservas, muitos lugares podem te surpreender e mudar seu plano original.

Também ajuda muito pensar no que vestir no dia a dia da viagem, de acordo com os lugares que você vai visitar.

Eu pratiquei esse truque na minha viagem à Itália: diferencio minha maquiagem todos os dias com base nas cidades e lugares que já estive. O resultado foi ótimo: sem sacolas extras, agilidade no preparo (já que já tinha fotografado todos os looks) e fotos mais lindas!

Assim que eu perceber isso, não estarei viajando sem horário para viajar todos os dias. Trouxe 2 roupas extras, pois a previsão do tempo pode mudar.

Seja paciente ao tirar fotos de viagens

Lembre-se de que as fotos raramente ficam ótimas “da primeira vez”. Você precisa ter paciência e não perder o bom humor.

Se a paciência acabar e a mentalidade mudar, nenhuma câmera profissional poderá salvá-la. Lembre-se: você precisa aproveitar o momento, e eu realmente acredito que esse seja o maior segredo para ótimas fotos.

Às vezes você estará cheio, saltitante e sorridente, mas o lugar está cheio de turistas. Volto a dizer para terem paciência… esperem o local ficar limpo ou tentem esconder as pessoas com o vosso próprio corpo, o ângulo é tudo!

Alguns lugares quase nunca estão vazios, nesse caso, pelo menos até que as pessoas não estejam tão perto de você. Use-os como fundos (ligeiramente desfocados se necessário) e não os deixe no mesmo plano que você.

Outras vezes, você está em um lugar bonito e a luz não é boa, seja muito sol, chuva ou neblina, ou muito pouco. Talvez não haja nada a fazer a não ser aceitar e voltar na próxima vez (se puder reajustar o roteiro).

Algumas fotos levaram cerca de meia hora para serem tiradas. Mas alguns lugares realmente valem o esforço. Além disso, depois de um tempo, “na zona” você entende que uma foto bonita que leva 30 minutos para conquistar vale mais do que 30 fotos inúteis.

Mais uma coisa a observar: existem fotos de viagens “instagramáveis” e fotos de lembranças pessoais. Quando me refiro à foto teoricamente perfeita, quero dizer aquela que vai “às corridas” no Instagram em busca de milhares de curtidas. Se essa não é sua intenção, continue lendo essa dica.

Domine seu equipamento fotográfico

Mais uma das Dicas para fazer fotos profissionais em sua viagem é que você não precisa ter a melhor câmera do mercado, nem escolher uma câmera diferente para cada ocasião. Você só precisa pegar o que está na sua mão e aceitar as limitações do seu aparelho.

Mesmo para mim com Instagram e blog, prefiro fotos tiradas com meu celular. Além da qualidade dos celulares de última geração (melhor do que muitas câmeras por aí), a praticidade e versatilidade que o celular oferece não tem preço.

Se você já possui e ama sua DSLR, ótimo, fique com ela. Mas, se ainda não o fez, considere se é realmente útil para você.

Não vou mentir e dizer que há situações em que uma câmera profissional faz toda a diferença, como uma experiência de safári. No entanto, estes são casos muito especiais. Na maioria das vezes, os telefones celulares darão resultados muito bons.

A verdade é: seja qual for o seu equipamento, você sabe o que fazer com ele, conhecendo seus recursos, qualidades e defeitos. Só assim você saberá o que esperar em cada situação.

Outra ótima dica é manter sua câmera/equipamento ao seu alcance para que você não se preocupe em pegá-la. Avalie também onde você estará visitando naquele dia, quais equipamentos são necessários e evite peso extra que não faz sentido.

Você não precisa (e não deve) levar todo o seu equipamento com você em todas as viagens (dado que tem vários). Por exemplo, se for uma viagem que envolva atividades aquáticas, uma GoPro fará mais sentido do que uma câmera DSLR carregada de lentes.

Uma observação especial sobre drones: pesquise com muito cuidado as possibilidades de voar para onde você está indo, até mesmo os destinos aos quais você fará conexão. Ainda hoje, é comum as pessoas terem problemas com drones porque não entendem bem as regras do destino.

Gostou das Dicas para fazer fotos profissionais em sua viagem? Então compartilhe e use a vontade!

Leia também:

Os melhores destinos para a melhor idade +60

Vale a pena sair do aeroporto quando há conexão?

Aplicativos para viajar em segurança, veja os melhores

Autor

0