Se você está planejando uma viagem para a América do Norte neste ano de 2022, com toda certeza precisa saber os procedimentos para tirar o visto para os Estados Unidos. Então você está no lugar certo! No post de hoje veremos juntos quais são os documentos necessários para tirar o visto dos EUA em 2022, e finalmente realizar a viagem dos seus sonhos. Vamos lá?
ENTRADA PERMITIDA NOS ESTADOS UNIDOS
O coordenador da Casa Branca, Jeff Zients comunicou que todos os brasileiros teriam entrada permitida no país a partir de novembro, e a liberação será válida apenas para o cidadão que estiver com o sistema imunológico completo, ou seja, a entrada somente será permitida com o comprovante de vacinação completo e um teste de covid-19 com resultado negativo, onde o teste precisa ser realizado três dias antes da data de embarque.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TIRAR O VISTO AMERICANO
Para tirar o visto americano é necessário realizar uma solicitação online onde deverá ser preenchido os documentos DS-160 Visto Americano. Depois disso, precisará ser levada toda a documentação até um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). E os documentos são:
- Passaporte – válido por até 6 meses; (Saiba mais nesse link: www.gov.br)
- Página de confirmação do formulário DS-160;
- Página de confirmação de agendamento;
- Documentos pessoais usados no formulário DS-160.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA LEVAR NA ENTREVISTA
Quando chegar a vez da entrevista, também será necessário levar alguns documentos que comprovem o seu vínculo com o Brasil. E um dos motivos para essa entrevista é ter a certeza de que o cidadão não viverá de forma ilegal nos Estados Unidos. Se a Embaixada ou Consulado achar que o seu vínculo com o Brasil não é forte o suficiente, a solicitação do visto poderá ser recusada. E os documentos que devem ser apresentados são:
- Extratos bancários – dos últimos 3 meses;
- Holerites ou contracheques – dos últimos 3 meses;
- Imposto de renda.
É indicado levar na entrevista também:
- Imóvel e terreno em seu nome – necessário levar a escritura
- Empresa – levar o cartão CNPJ e o Contrato Social;
- Faculdade em curso – levar a carteirinha e o atestado de matrícula;
- Trabalho registrado – levar os holerites e a carteira de trabalho;
- Veículo – levar o documento de porte;
- Declaração de imposto de renda – levar a declaração;
- Certidão de casamento – no caso de ser casado;
- Filhos – caso a criança fique no Brasil enquanto você realiza a viagem, levar o RG ou a certidão de nascimento dele/a.
TIPOS DE VISTO:
- visitantes a negócio (B-1)
- visitantes a passeio/turistas (B-2)
- estudantes (F-1/F-2)
- programa de intercâmbio (J-1/J-2)
- estudante vocacional (M-1/M-2)
VALORES PARA O VISTO
Os vistos tipo B1/B2, C1/D. F, M e J não necessitam de petição, assim, a taxa de solicitação é de, em média, US $160. Para o visto americano de trabalho, o valor sobe para US$ 190. É muito importante dizer que as taxas pagas não possuem reembolso, caso o visto seja negado. Elas também possuem uma validade de um ano para a solicitação da entrevista presencial.
Agora que você já sabe quais são os documentos, ficou ainda mais fácil de realizar esse sonho, tá esperando o que? Confira nesse post os melhores sites para comprar sua passagem e boa viagem!