Pular para o conteúdo
Início » LUZ, CÂMERA, AÇÃO: DESTINOS QUE JÁ FORAM CENÁRIOS DE FILMES

LUZ, CÂMERA, AÇÃO: DESTINOS QUE JÁ FORAM CENÁRIOS DE FILMES

Uma ótima ideia para começar a planejar sua viagem é encontrar um local que foi ambientado em um filme e encaixá-lo no seu roteiro.

E não necessitamos ir longe! Existem várias cidades brasileiras que já foram utilizadas como locações de filmes nacionais e internacionais.

Neste artigo você conhecerá 7 destinos que já fizeram parte de cenas de filmes muito famosos para o grande público. Vem com a gente!

 

Jericoacoara no Ceará é sem dúvida uma das praias mais bonitas do país. Foi eleita uma das mais belas do Brasil e uma das dez mais belas do mundo pela imprensa especializada. No ano passado, Jijoca de Jericoacoara foi escolhido como o destino número um da América do Sul.

 

Destino ideal para férias a dois ou em família, o local já foi cenário de alguns filmes, como o filme de Walter Lima Jr., de 1997, “A Ostra o Vento”. Algumas cenas gravadas na Pedra Furada. 

O caso gira em torno de Marcela (Leandra Fiel), uma menina de 13 anos que vive sozinha em uma ilhota com o pai (Lixa Duarte), um faroleiro que não quer voltar para o continente nem quer a filha para conhecê-lo.

“Jeri”, como o destino é carinhosamente chamado, tem vocação cinematográfica: é sede do Festival de Cinema de Jericoacoara, que acontece há seis anos e tem a tradição de premiar os melhores curtas brasileiros.

 

 

Uma viagem ao Rio de Janeiro está na imaginação de muitos viajantes do Brasil e do mundo. Não é por acaso que o local se tornou a cidade-estado brasileira mais famosa no exterior e o principal destino turístico internacional de toda a América do Sul.

 

A cidade-estado magnífica foi cenário de milhares de filmes. Em 2010, no filme de Hollywood Os mercenários com Sylvester Stallone, algumas cenas da cidade foram filmadas.

 

Apesar de não citarem o nome do Rio de Janeiro no roteiro do filme, as filmagens foram realizadas, principalmente, no Parque Lage, na zona sul da cidade.

 

 

Búzios, no Rio de Janeiro, é um destino muito procurado para passar as férias. Foi pensando nisso que o diretor Heitor Dhalia escolheu a cidade para filmar “À Deriva”.

Na trama, uma garota de 14 anos descobre o sexo e enfrenta problemas familiares durante as férias na casa de praia dos pais.

Localizado na Região dos Lagos, Búzios é a segunda cidade mais visitada do estado, atraindo turistas de todos os cantos do mundo, durante o ano inteiro.

As praias, logicamente, são a principal atração do lugar, com mais de 20 opções com diferentes características de tamanho, tonalidade da água e temperatura.

 

 

Um dos filmes mais vistos e cultuados pelos jovens de todo o mundo também já se rendeu aos encantos de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. Em “Amanhecer”, quarto filme de “A Saga Crepúsculo“, o casal principal passa a lua de mel em uma ilha particular da região.

O lugar fica em Saco de Mamanguá, perto de Parati-Mirim, e somente pode ser acessado de barco.

É lá também que fica a cachoeira do Iriri, no distrito de Taquari, às margens da BR-101, no sentido de Angra dos Reis, onde outras cenas do filme foram rodadas.

A casa que serviu de locação para o filme pode ser alugada por temporada. De tão bonita, a construção chama a atenção nas cenas e ajudou a criar uma atmosfera mágica e envolvente para as núpcias de Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart).

 

 

São Paulo também já serviu de cenário para muitos filmes. Em “Ensaio Sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles, não foi diferente.

A trama fala sobre uma inexplicável epidemia de cegueira que atinge toda uma cidade e também foi gravada em Montevidéu e Toronto.

Foram usados, como locação, a marginal do rio Pinheiros, o Anhangabaú, o shopping center Light, o Teatro Municipal, as ruas do bairro de Higienópolis, a Brigadeiro Faria Lima, o Minhocão e a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, ainda em construção na época.

 

 

Claro que não tem como falar de cinema sem citar Nova York, a “capital do mundo“, localizada nos Estados Unidos.

A cidade já esteve presente milhares de vezes nas telas do cinema e também nas séries de TV. Um passeio pelo Central Park ou pela Times Square com certeza vai fazer você se lembrar de vários clássicos dos cinemas.

O diretor Woody Allen, em especial, é conhecido por produções que valorizam as cidades onde são rodados os filmes. Nova York é um de seus cenários favoritos.

Em Manhattan, o casal principal escolhe um dos bancos da praça Sutton para admirar a paisagem, que mostra também a ponte do Queensboro e o rio East.

 

 

Petra, na Jordânia, não foi escolhida para ser cenário de “Indiana Jones e a Última Cruzada”, por acaso.

A cena final do filme foi filmada por lá. Foi o momento em que o mocinho e seu pai cruzam um cânion a cavalo e se surpreendem com um enorme edifício de pedra esculpido em uma montanha.

Esta é a cena em que é descoberto o templo onde está escondido o Santo Graal. A produção do filme escolheu essa locação, muito provavelmente, graças às lendas de que um tesouro estaria escondido dentro desse templo.

Esse é um destino ideal para encontrar tesouros arqueológicos. Além de ser uma das maravilhas do mundo contemporâneo, a Jordânia recebe mais de meio milhão de turistas por ano. Não é para menos, né?

 

Vai ficar até um pouco mais difícil escolher o seu lugar preferido depois de tantas opções não é mesmo? Mas faça o seu planejamento e se programe com antecedência, assim você conseguirá visitar mais de um dos seus lugares preferidos. Boa viagem! 

 

0