O Dia do Vinho é comemorado no primeiro domingo de junho, uma ótima oportunidade para viajar e degustar as bebidas preferidas de brasileiros e pessoas do mundo todo, aqui estão algumas das melhores vinícolas do Brasil! Afinal, este vinho é rico em sabor e tem muitos efeitos positivos na economia local, não só na produção, mas também no enoturismo, pois visitar uma adega é uma viagem que conquista os viajantes.
Nosso país começou pequeno e a produção de vinho se concentra principalmente na região sul, mas agora o vinho feito no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço de destaque. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com alguns dos melhores destinos para curtir o seu dia do vinho da melhor forma possível.
As melhores vinícolas do Brasil:
- Jolimont, Gramado, Rio Grande do Sul
Com excelente infraestrutura, ótimas opções de lazer e alta qualidade de vida, muitas pessoas procuram corretores em Gramado para investir e morar na região. Conhecida como um importante destino de viagem de inverno, a cidade ainda tem muitas opções de viagem. A cidade está localizada na Serra Gaúcha, maior produtora de vinhos do Brasil, e por isso oferece uma ótima opção para quem quer degustar bons vinhos, com vinícolas e passeios muito interessantes.
Eu recomendo visitar a vinícola Jolimont
- Vinícola TerraNova – Miolo – Vale do São Francisco, Bahia
Engana-se quem pensa que o Nordeste não está bem representado na produção de vinho. Afinal, o clima quente e seco da Caatinga não é propício para o crescimento dos frutos. Por outro lado, quando se trata de vinho, a paisagem que nos vem à cabeça são as montanhas, com colinas ondulantes e temperaturas baixas, certo? No entanto, a resiliência e as técnicas de irrigação dos viticultores associadas à sua proximidade com o rio São Francisco permitiram que a região prosperasse, sendo hoje considerada uma das maiores produtoras do país.
- Santa Teresa, Espírito Santo
Na serra do Espírito Santo, a cerca de 1h30 de Vitória, na cidade de Santa Teresa, colonizada pelos italianos, destaca-se a viticultura no estado. Um festival anual de vinho e uva celebra a cultura italiana e permite que os visitantes participem da famosa debandada de frutas. Com seu clima de montanha deslumbrante, perfeito para os finais de semana, você ainda pode provar a grappa, uma cachaça feita com bagaço de uva, e um fermentado com jabuticaba.
- Vinícola Rio Sol: Lagoa Grande, Pernambuco
Um ótimo destino para os amantes do vinho, Lagoa Grande está localizada no Vale do São Francisco, a mesma cidade do já citado estado da Bahia. Com tecnologia inovadora, a região é conhecida por produzir vinhos de qualidade, com intermináveis vinhedos no campo. A Rio Sol tem várias vinícolas para visitar e, além de provar os diferentes rótulos, a Rio Sol permite que os visitantes entendam todo o processo de produção.
- Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Considerada a terra do vinho e da massa, Bento Gonçalves é uma cidade muito charmosa a cerca de 100 km de Porto Alegre. Como base dos roteiros do Vale dos Vinhedos, a região oferece uma estrutura completa para quem quer saborear o delicioso rótulo e relaxar no clima gaúcho. As principais vinícolas são a Casa Valduga, Almaúnica e Cave de Pedra.
- Andradas, Minas Gerais
A Casa Geraldo atua na cidade de Andradas há mais de 30 anos, transmitindo o amor por essa bebida de geração em geração. A vinícola foi inclusive pioneira na produção das uvas da variedade uva e é considerada a maior produtora da região e uma das maiores do estado de Minas Gerais. Assim, os visitantes podem conhecer a produção, além de degustar os vinhos produzidos no local, além de levar alguns produtos para casa.
- Chandon, Garibaldi, Rio Grande do Sul
A pequena cidade de Garibaldi no Rio Grande do Sul também faz parte do Vale dos Vinhedos. Além disso, aqui está uma das marcas de espumantes mais famosas do mundo: Chandon. Existem três tipos de tours no local, um que inclui visita completa à adega e degustação de bebidas de seis rótulos, um que envolve apenas a experimentação de técnicas de harmonização e uma visita à loja que inclui degustação de ambos os rótulos.
- Vinícola Terrassos: Amparo, São Paulo
A apenas 150 quilômetros de São Paulo fica a vinícola Terrassos em Amparo, um ótimo lugar para degustar um bom vinho e ainda comer bem. Localizada a 850 metros de altitude, as vistas da região são incríveis e oferecem aos visitantes uma experiência única. Além de produzir visitas guiadas, o local oferece aos visitantes a opção de degustações e piqueniques.
- Vinícola Guaspari – Espírito Santo do Pinhal (SP)
- Vinícola Góes – São Roque (SP)
- Vinícola Vale Do Vinho em Cunha, São Paulo
- Vinícola Monte Boa Vista, Cunha São Paulo
Melhores vinícolas para visitar no Brasil
- Vinícola Góes – São Roque (SP);
- Família Geisse – Pinto Bandeira (RS)
- Salton – Vale do Rio das Antas (RS)
Conclusão sobre as melhores vinícolas do Brasil:
Então agora que você conhece alguns dos melhores destinos para um bom vinho, já pode planejar sua próxima viagem. Acreditamos que você terá uma ótima experiência principalmente se tiver uma boa organização e criar um roteiro turístico.
Agora que você já conhece as melhores vinícolas, que tal comprar sua passagem pela 123 Milhas? Não conhece o site, então confira mais sobre ele aqui.