Mar sem ondas, coqueiros na praia e águas claras. Se você acha que esta é uma descrição do Caribe, como Punta Cana na República Dominicana ou Cancun no México, está muito enganado. Na verdade, essas características de tirar o fôlego vêm de Maragogi, na cidade de Alagoas.
Conhecida como o Caribe brasileiro, Maragogi é um centro turístico localizado entre Maceió e Recife. A beleza natural da região é ideal para descansar no Salinas Maragogi, resort all inclusive com estrutura à beira-mar.
Se você ama climas tropicais e paisagens paradisíacas, e quer conhecer a região, confira abaixo alguns dos motivos que vão te dar uma ideia de porque Maragogi é o Caribe brasileiro:
- PISCINAS NATURAIS.
Os recifes de corais de Maragogi formam piscinas naturais conhecidas na região como Galés. Você pode mergulhar nas águas límpidas e observar de perto a diversidade de peixes, corais, conchas e ouriços-do-mar. Por causa desses recifes, a área é ecologicamente correta.
As piscinas naturais são a principal atração de Maragogi, a cerca de 5 km do litoral e acessível por lanchas saindo da praia. Este é um passeio que dura em média 20 minutos!
As águas cristalinas e rasas azul-turquesa de Maragogi combinadas com as areias brancas e macias das belas praias paradisíacas agradam a todos os gostos. O Caribe brasileiro é calmo e a região é cercada por coqueiros.
Maragogi é composta pelas seguintes praias: São Bento, Praia do Camacho, Praia de Maragogi, Praia de Barra Grande, Praia de Japaratinga, Praia do Antunes, Praia do Dourado, Praia de Ponta de Mangue e Praia de Peroba. Entre eles, destacam-se a Praia do Antunes e suas falésias coloridas.
O QUE FAZER EM MARAGOGI?
As praias são a principal atração de Maragogi, por isso a maioria das atividades turísticas acontecem no mar ou à beira-mar. O principal é visitar as famosas piscinas naturais, comumente conhecidas como Galés de Maragogi.
O vasto cinturão de corais que circunda o litoral de Alagoas possibilita esse fenômeno na maré baixa. Isso ocorre porque a queda do nível do mar faz com que a água se acumule em determinados pontos do coral, criando poças.
A região é dividida em três grupos:
- Galés de Maragogi: A principal e maior piscina natural do destino fica próxima ao balneário de Salinas Maragogi. São os locais que mais recebem turistas durante o horário de visita.
- Piscina Natural Taocas: Localizada em frente à Praia de Maragogi, bem próxima ao centro da cidade.
- Piscina Natural de Barra Grande: Praia de Barra Grande no litoral norte de Maragogi. Recebe menos turistas e em determinados horários do dia, quando a maré está 0,0, é possível caminhar até a piscina.
O acesso às piscinas naturais de Maragogi de catamarã. São pequenos barcos que levam turistas para mergulhos de galé entre cardumes de peixes e outros espécimes marinhos.
A água é cristalina, e os turistas podem até ver a sombra do barco no fundo do mar! Os passeios de barco são vendidos por empresas profissionais da região, mas é importante observar alguns detalhes:
A melhor época para visitar é na maré baixa, então vale a pena ficar atento à tábua de marés de Maragogi;
Fique atento também ao limite diário de visitantes que podem ir às galés, e para evitar possíveis transtornos é de extrema importância a realização da reserva do passeio com antecedência.
OUTROS PASSEIOS EM MARAGOGI
As piscinas naturais são incríveis, mas não são as únicas atrações do resort! A área é tão bonita que vale a pena reservar algumas horas para explorá-la em terra.
Por exemplo, um passeio de buggy complementa sua experiência em Maragogi. À medida que correm ao longo das extensas praias de areia do resort, há a opção de ir para North Shore ou South Shore para caminhadas na praia.
Também é recomendável fazê-los na maré baixa, pois em alguns lugares é possível caminhar vários metros no mar. Uma experiência única no Litoral Nordeste!
Outra opção é visitar o santuário do peixe-boi no Rio Tatuamunha em Porto das Pedras. Lá, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o trabalho que os órgãos de conservação estão fazendo para proteger as espécies ameaçadas de extinção e ver de perto alguns dos exemplares que vivem no rio.
Esperamos que tenha gostado e que consiga conhecer um pouquinho mais sobre o caribe brasileiro. Agora é só arrumar as malas e partir. Boa viagem!