Pular para o conteúdo
Início » O MAIOR DESERTO DE SAL DO MUNDO (SALAR DE UYUNI)

O MAIOR DESERTO DE SAL DO MUNDO (SALAR DE UYUNI)

O MAIOR DESERTO DE SAL DO MUNDO (SALAR DE UYUNI)

O Salar de Uyuni é conhecido como o maior deserto de sal do mundo e está localizado no sudoeste boliviano, próximo às cidades de Uyuni e Potosí. O deserto conta com 12.000 quilômetros de extensão e está a uma altitude de 3600 m acima do nível do mar.

Só a formação do local já é maravilhosa, afinal de contas a planície de sal se formou em um processo bastante lento, sendo os resquícios de lagos que existiam nessa região e conforme a água foi evaporando, o resultado final se tornou o deserto que pode ser visitado, nos dias de hoje.

A sua paisagem é uma das coisas mais encantadoras que podem ser vistas, é uma imensidão branca até onde a vista consegue alcançar. Por sinal o branco do chão é tão forte que é preciso utilizar de uns óculos escuros para conseguir enxergar.

Durante praticamente o ano todo não cai uma gota de chuva, porém no verão que é o período chuvoso é possível que você tenha sorte de encontrá-lo alagado. Por sinal, se você for o sortudo da vez, prepare-se para admirar um espetáculo dos mais inesquecíveis.

Uma vez alagado, o deserto se torna um espelho, o qual reflete o céu, as nuvens e durante a noite as estrelas.

Leia mais:

Deserto do Atacama, saiba tudo

Desertos na América Latina? Veja aqui

Conheça os maiores desertos do mundo

O que o Salar de Uyuni entrega para os seus visitantes?

É muito difícil descrever o que é possível ver na região, já que as paisagens são tão maravilhosas que fica difícil até de acreditar que elas existem. O bem da verdade é que quando você foi visitar o Salar de Uyuni, geralmente são feitas diversas paradas, sendo que apenas uma delas é o Salar propriamente dito.

Alias, esse é considerado um dos mais famosos roteiros turísticos da Bolívia e de toda a América do Sul. O trajeto como um todo tem duração de até 4 dias, onde o viajante se locomove da cidade de Uyuni, na Bolívia, até a cidade de San Pedro de Atacama, localizado no norte do Chile, sendo que durante o trajeto o viajante passa por diversos locais.

Esse trajeto de 500 quilômetros entre as cidades de Uyuni e San Pedro de Atacama, entrega para os viajantes uma gama de paisagens bastante distintas, porém completamente surpreendentes. Durante o roteiro o turista irá passar por lagos de águas cristalinas, gêiseres em pleno funcionamento e enormes lagoas com águas avermelhadas, além de conseguir enxergar montanhas, vulcões, diversas esculturas de pedra esculpidas pelo vento, animais selvagens e cenários paradisíacos que remete um oásis.

Existem uma grande quantidade de agencias turísticas que oferecem o passeio do Salar de Uyuni, sendo que o viajante pode escolher realizar começando do Chile ou da Bolívia, indo de acordo com que o turista achar mais interessante. O passeio é geralmente realizado por carros com tração e compartilhados com várias pessoas, sendo que o limite é de seis viajantes e mais o motorista.

Durante essa longa viagem, o motorista, emprega as funções de condutor do veículo, cozinheiro, guia, mecânico e qualquer outra necessidade que seja exigida.

Como é o passeio?

O passeio é uma das coisas mais maravilhosas que existem, já que os cenários são impressionantes e lindos. Entretanto, ele pode apresentar também alguns fatores que podem ser considerados negativos por algumas pessoas. Ele é definitivamente um passeio bastante cansativo, já que você ficará em acomodações bastante simples e que nem sempre são confortáveis e bem higienizadas.

0