O SEGURO DE ALUGUEL DE CARROS VALE A PENA?
O seguro de carro alugado é a melhor maneira de evitar grandes problemas caso o inesperado aconteça. Preparamos um guia completo sobre o assunto para que você saiba tudo sobre esse tipo de seguro.
Saiba como funciona o seguro de carro alugado de forma fácil e como reservar sua viagem de carro alugado sem preocupação!
Seguro de carro alugado: é necessário?
Estar envolvido em um acidente de carro já é uma situação ruim que pode gerar grandes prejuízos além de muitas dores de cabeça. Agora, imagine bater um carro alugado em uma viagem de férias?
Quando você está pensando em alugar um carro, é imperativo considerar diferentes circunstâncias e considerar cuidadosamente todos os detalhes envolvidos na transação.
Isso significa que você deve considerar a classe de veículo que pretende alugar e a proteção necessária em caso de acidente.
Afinal, mesmo em um carro novo sem histórico de falha mecânica, podem acontecer imprevistos que não escolhem hora ou local para ocorrer.
O seguro automóvel protege contra custos adicionais ao fazer uma reclamação. Em outras palavras: comprar um seguro para o seu carro alugado é realmente uma obrigação para garantir uma viagem tranquila.
Mas não precisa se preocupar, as locadoras entendem todos os riscos e oferecem diversas opções para proteger o seu bolso.
Como funciona o seguro de carro alugado?
Se você não sabe como funciona o seguro de carro alugado, entenda que o processo é muito parecido com o seguro de carro tradicional.
Todos os detalhes sobre o contrato são definidos entre o cliente e a locadora no ato da locação.
De forma geral, cada locadora possui sua própria tabela de preços e tarifas, que devem ser detalhadas no contrato de locação.
Leia atentamente o contrato: este documento define os tipos de riscos cobertos e servirá de base para que a seguradora determine o valor a ser pago em caso de sinistro.
As coberturas oferecidas são variadas, mas as principais são as básicas (roubo, colisão e incêndio), danos a terceiros, indenização em caso de invalidez ou morte, etc.
Assim como no seguro tradicional de automóveis, lembre-se de que, caso precise acionar a seguradora, terá que pagar um determinado valor, conhecido como franquia.
Uma boa dica é considerar o valor da franquia na hora de assinar o contrato: isso pode economizar dinheiro em caso de sinistro.
Os planos mais baratos costumam ter as franquias mais caras, e vice-versa, então cuidado para não pagar muito só para economizar na hora que você mais precisa.
Como funciona o seguro de carro alugado com cartão de crédito?
Muitas bandeiras de cartão de crédito oferecem seguro próprio para veículos alugados gratuitamente em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. No entanto, o processo de contratação é diferente.
O cliente deve recusar qualquer seguro, parcial ou total, fornecido pela locadora contra colisão, perdas e danos, etc.
Para se proteger, a locadora pode fazer uma reserva considerável em seu cartão de crédito. Este “depósito” garante que você poderá pagar por quaisquer problemas.
Para usar o seguro de cartão de crédito, em caso de sinistro, o contratado paga pelos danos ou encargos excedentes do cartão de crédito e exige o reembolso da operadora do cartão de crédito.
Fique atento! As seguradoras em alguns países incluem um modelo de Cobertura de Danos por Colisão (CDW) no contrato de locação, que bloqueia automaticamente o seu direito ao seguro do cartão de crédito.
Adicionalmente, o seguro do cartão de crédito não cobre danos físicos ou materiais a terceiros.
Leia atentamente o contrato de locação para evitar acidentes.
seguro de carro alugado mais barato
Para encontrar o seguro de carro alugado mais barato do mercado, você nem precisa sair de casa! Você pode contar com a Smove para eficiência e transparência!
Nossa equipe de profissionais irá pesquisar o pacote mais adequado para o seu perfil, então encontrar o melhor preço é fácil!
Preencha o formulário em nosso site agora! Depois é só aguardar que um de nossos especialistas entrará em contato com você!
Quais são os tipos de seguro de aluguel de carros?
Existem muitos tipos de seguros de veículos alugados que podem confundir até o motorista mais atento. Afinal, é uma verdadeira sopa de letrinhas com as mais diversas siglas.
CDW, LDW, EP, ALI, PAI e muitas outras siglas podem parecer uma língua estrangeira para muitos, mas vamos te ajudar a esclarecer os principais significados para que você saiba exatamente para o que está contratando.
Agora você sabe se o seguro de aluguel de carros vale a pena, então veja qual a situação e motivos da viagem e tome sua decisão, sempre considerando todos os riscos e eventualidades possíveis, pois como diz o velho ditado “É melhor ter e não precisar usar, do que precisar usar e não ter”. Pense nisso e aproveite as dicas!
Leia também:
Cartão Porto Seguro Platinum, veja as vantagens