Em termos de extensão territorial, o país mais populoso do mundo não é necessariamente um dos 10 principais países, pois o tamanho nem sempre corresponde ao tamanho da população. Para se ter uma ideia, dos 10 países mais populosos do planeta, 8 estão à frente do maior país do planeta, a Rússia, que ocupa o 9º lugar em termos de população.
Lista dos 10 países mais populosos do mundo
- 10º lugar: México — 127.575.529 habitantes.
- 9º lugar: Rússia — 145.872.260 habitantes.
- 8º lugar: Bangladesh — 163.046.173 habitantes.
- 7º lugar: Nigéria — 200.963.603 habitantes.
- 6º lugar: Brasil — 211.049.519 habitantes.
- 5º lugar: Paquistão — 216.565.317 habitantes.
- 4º lugar: Indonésia — 270.625.567 habitantes.
- 3º lugar: Estados Unidos da América — 326.766.748 habitantes.
- 2º lugar: Índia — 1.366.417.756 habitantes.
- 1º lugar: China — 1.433.783.692 habitantes.
Dados sobre os países mais populosos do mundo
Décimo lugar: México
Considerado uma das maiores economias da América Latina, o México está localizado na América do Norte e é banhado por dois oceanos, o Atlântico e o Pacífico. É membro do Tratado de Livre Comércio da América do Norte, bloco econômico envolvendo os Estados Unidos e o Canadá que realiza o comércio entre os três países.
Além disso, é membro da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), possui renda média-alta, industrializou-se recentemente e também ocupa a 15ª posição em termos de PIB (produto interno bruto). É também um país com elevado potencial turístico devido a fatores como os vestígios da antiga civilização asteca.
Nono lugar: Rússia
A Rússia é o maior país do mundo em área terrestre, localizada em dois continentes, Europa e Ásia. Apesar de ser o maior país, não é o mais populoso porque as condições climáticas não são favoráveis ao desenvolvimento populacional. A maior parte do país tem um clima polar e frio com temperaturas médias negativas quase todo o ano.
Tem uma história interessante, além de seu papel de destaque na Guerra Fria, foi o primeiro país a liderar uma revolução socialista.
Oitavo lugar: Bangladesh
Localizado na Ásia e na fronteira com a Índia, Bangladesh é um país moderno que surgiu de conflitos civis após a independência do país vizinho em 1947. O islamismo é a religião oficial e 86% da população é muçulmana. É considerado um país subdesenvolvido, mas sua economia está em ascensão e é muito competitivo no ramo têxtil. Possui duas línguas oficiais: o bengali, falado por 98% da população, e o inglês, falado principalmente pela classe média alta.
Sétimo lugar: Nigéria
A Nigéria é um importante ponto positivo econômico no continente africano e um grande produtor de petróleo na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). No entanto, o país sofreu com os ataques terroristas do Boko Haram. Por conta disso, a renda econômica é considerada baixa a média mesmo com alta produção de petróleo, resultando em desigualdade social e baixos níveis de desenvolvimento de políticas públicas.
Veja também: Que países existem na África?
Sexto lugar: Brasil
O Brasil é a maior economia da América Latina e uma das dez maiores economias do mundo. Possui grandes reservas de água (as maiores do mundo) e abriga grande parte da floresta amazônica. Como membro do BRICS e do Mercosul, desempenha importante papel no setor de commodities, destacando-se em recursos minerais e vegetais, como ferro e soja.
Além disso, a usina de Itaipu no estado do Paraná, a segunda maior hidrelétrica do mundo, também está localizada no Brasil. A renda econômica é classificada como renda média-alta, mas o país é altamente concentrado e o desemprego está aumentando.
Quinto lugar: Paquistão
Surgido em agosto de 1947, após a (vizinha) independência da Índia, o Paquistão é um país muçulmano como Bangladesh. Tem o inglês como língua oficial, pois foi uma colônia britânica nos séculos 19 e 20.
O país possui enormes mercados emergentes cuja economia é baseada na produção agrícola e nos serviços, que juntos respondem por quase 70% do PIB. Tem disputas com a Índia e a China na região da Caxemira.
Nº 4: Indonésia
O arquipélago indonésio está localizado no sudeste da Ásia e está sujeito a riscos climáticos e geológicos, como tufões e tsunamis na região. Na frente econômica, valoriza-se o turismo e as atividades das empresas privadas. A força do PIB, no entanto, está nas indústrias, que representam 46% desse índice econômico.
Além das políticas conservadoras relacionadas à religião e à liberdade de expressão, ainda tem uma grande porcentagem de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, ganhando menos de US$ 1 por dia.
Terceiro lugar: Estados Unidos
A maior economia do mundo está localizada na América do Norte e existe em vários blocos e blocos econômicos como NAFTA, APEC, G20, etc. Tem uma economia capitalista altamente produtiva com uma indústria altamente desenvolvida em termos de tecnologia.
Encabeça vários projetos, incluindo importação de petróleo e produção de eletricidade, milho e soja. Devido às inúmeras oportunidades no país, atrai um grande número de imigrantes legais e ilegais.
Segundo lugar: Índia
Para muitos, a Índia ultrapassará a China em tamanho populacional neste século. É um país asiático emergente com crescimento econômico significativo. Sua população é predominantemente hindu. Os rituais sagrados dessa religião marcam as características sociais da população indígena, como as atividades religiosas às margens do Ganges.
Em termos de economia, destacam-se a indústria de serviços e a produção agropecuária. Mesmo com o desenvolvimento econômico, continua sendo o país com maior número de pobres, dada a alta concentração de renda e o tamanho de sua população.
Primeiro lugar: China
O país mais populoso do mundo é a China, um enorme país asiático em muitos aspectos. Por exemplo, a maior usina hidrelétrica do mundo, a Usina de Três Gargantas, está localizada na China. Além disso, a China tem o maior número de bilionários do mundo. É o país com mais importações e exportações do mundo e a segunda maior economia depois dos Estados Unidos. Tem uma série de problemas políticos e sociais, como a existência de apenas um partido político e restrições às liberdades civis.
Diferença entre populoso e povoado
Para entender esses dois conceitos, precisamos esclarecer que eles não são sinônimos, pois um se refere à população total (população) e o outro se refere à população e sua distribuição em todo o território (população).
Quando uma área possui um grande número de moradores, como a China, que ocupa o primeiro lugar no ranking populacional, a área é considerada densamente povoada. Este conceito refere-se à população absoluta de um determinado local.
Por outro lado, uma área densamente povoada refere-se à forma como a população está distribuída. Na geografia, usamos a densidade populacional para medir o quão povoado é um lugar. É o que chamamos de população relativa, mostrando a relação proporcional entre o número de habitantes e a área que ocupam. Vale lembrar que as áreas densamente povoadas nem sempre são habitadas, pois a população pode estar distribuída de forma desigual e desigual pelo espaço geográfico.