Pular para o conteúdo
Início » PAÍSES PARA VOCÊ VIAJAR USANDO APENAS O RG

PAÍSES PARA VOCÊ VIAJAR USANDO APENAS O RG

    PAÍSES PARA VOCÊ VIAJAR USANDO APENAS O RG

    Uma das dúvidas mais recorrentes que surgem por aqui é se precisa de passaporte para viajar a certos destinos. Por mais simples que pareça para quem já é um veterano em cruzar fronteiras, essa é uma questão que muitas vezes impede uma viagem internacional.

    Quem não tem passaporte e não sabe que pode entrar em vários países apenas com a Cédula de Identidade Civil (RG) corre o risco de perder uma promoção aérea, conhecer novos destinos ou fazer um cruzeiro.

    Há muitos países que aceitam o seu RG como documento oficial para cruzar a fronteira, seja por via aérea, marítima ou terrestre. Vale lembrar que em nenhum deles é aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

    Já fui impedido de embarcar num voo porque só tinha a carta de motorista. Tive que voltar em casa e pegar o documento de identidade.

    Você não precisa de passaporte e pode viajar só com RG para Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

    O RG precisa estar em bom estado e você tem de ser reconhecível na foto. É recomendável que o documento não seja muito antigo, ou seja, deve ter no máximo 10 anos desde sua emissão. Recentemente duas pessoas que conheço foram impedidas de viajar por conta disso.

    De toda forma, um dos riscos de se viajar só com a identidade é ficar à mercê do funcionário da imigração com relação a essas questões, o que não há com um passaporte dentro da validade.

    Mas seguindo as regrinhas acima (bom estado, foto reconhecível e menos de 10 anos de expedição) você não deve encarar problemas.

    Outra coisa importante é que se seu voo faz conexão em algum país que exija passaporte, como Panamá, por exemplo, ele será pedido no momento do embarque ainda aqui no Brasil. Ou seja, só use o RG em voos diretos.

    Uma dica que dou é sobre viagens fora dos roteiros mais tradicionais. Caso você vá viajar pelo interior de países como Peru, Venezuela ou Colômbia, por exemplo, vale ter sim um passaporte.

    Embora sua entrada seja autorizada nesses países só com RG, a falta de informação de alguns guardas desses lugares mais isolados pode dar certa dor de cabeça. Na dúvida, melhor não correr risco.

    De toda forma, pense em fazer um passaporte um dia. Nunca se sabe quando pode surgir aquela mega promoção de passagens ou alguma outra oportunidade!

    Gostou da matéria “Países para você viajar usando apenas o RG”? Então compartilhe com todos os seus contatos que adoram viajar sem a necessidade do passaporte ou visto para entrar no país.

    Fique ligado(a) também nos artigos desta semana, estamos com muitas novidades para compartilhar sobre os melhores destinos nacionais e internacionais. Aproveite as dicas e boa viagem!

    Autor

    0