Pular para o conteúdo
Início » PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE GRAMADO

PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE GRAMADO

PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE GRAMADO

Já imaginou visitar Paris e não ver a Torre Eiffel? Ou passar por Londres sem conhecer o Big Ben? Pois é: toda cidade turística tem atrações clássicas para incluir no passeio. O roteiro em Gramado, na Serra Gaúcha, segue essa mesmíssima lógica.

Quais são as principais atrações de Gramado?

Hoje vamos apresentar dicas do que fazer em Gramado. Mostraremos lugares dignos de cartão-postal e que rendem ótimas selfies. Porém, mais que belas imagens, cada local oferece uma experiência única para você aproveitar momentos inesquecíveis na viagem. Partiu?

Lago Negro

As histórias mais bonitas às vezes surgem de tragédias. No caso, estamos falando de um incêndio que assolou o local em 1942. Por anos, o território onde ocorreu o sinistro permaneceu sem vida, mas tudo mudou com a construção de um lago artificial ali.

As margens foram adornadas com sementes de árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha. Assim, surgiu o nome Lago Negro.

Hoje esse é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Pudera: o cenário é encantador. A sugestão é dar uma caminhada ao redor da água ou, então, aventurar-se numa volta de pedalinho. O aluguel dos barcos pode ser feito no próprio local, das 8h30 às 18h.

Rua Coberta

A Rua Madre Verônica fica bem no centro de Gramado, em frente ao Palácio dos Festivais e à Igreja Matriz São Pedro. Graças a uma estrutura que recobre a via de ponta a ponta, os pedestres ficam protegidos do sol e da chuva. Isso pode prolongar o seu passeio por horas a fio!

A Rua Coberta concentra lojas e restaurantes para todos os gostos. Também é palco de apresentações culturais ao longo do ano, principalmente quando há eventos como o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado e o Natal Luz. Ou seja, sempre tem um motivo novo para a visita.

Igreja Matriz São Pedro

Atravessando a Rua Coberta, você chega à Igreja Matriz São Pedro. O templo é conhecido popularmente como igreja de pedra, devido à arquitetura característica. E o material para a construção do prédio não poderia ser outro. Está até na Bíblia: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja.” (Mt 16, 18)

Aproximadamente 72 mil blocos de basalto dão forma a essa atração turística de Gramado. A imponente torre tem 44 metros de altura!

Se por fora já impressiona, por dentro os visitantes se encantam com os vitrais e outros detalhes da decoração. A matriz está aberta ao público todos os dias.

A igreja ganha uma iluminação especial e o largo em frente vira ponto estratégico para assistir à queima de fogos do Réveillon.

Rua Torta

Ainda na região central, você pode caminhar mais uns passos em direção à rodoviária. É por ali que está a Rua Emilio Sorgetz, popularmente chamada de Rua Torta de Gramado. 

O motivo do apelido talvez seja bastante óbvio. É que o caminho está situado numa ladeira cheia de curvas sinuosas.

Poderia ser apenas um detalhe inusitado na paisagem (e até incômodo para os motoristas), mas transformou-se em ponto de visitação. Isso devido a um processo de revitalização que encheu o lugar de flores. Impossível passar em frente à Rua Torta sem admirar o colorido!

O projeto paisagístico lembra outra rua famosa: a Lombard Street, em São Francisco, na Califórnia (EUA).

Praça das Etnias

A Praça das Etnias presta homenagem aos povos colonizadores da Serra Gaúcha. Uma construção em estilo português, outra com arquitetura italiana e uma terceira, aos moldes alemães, compõem a vizinhança. Essa última abriga a Casa do Colono, um armazém de secos e molhados que vende produtos deliciosos, como compotas, embutidos, queijos, vinhos e temperos. Funciona das 9h às 18h30.

De sexta a segunda-feira, entram em operação os fornos, onde são assados pães e cucas. Para finalizar a experiência, tem feirinha de artesanato nas manhãs de sábado e domingo. A Praça das Etnias fica na Av. Borges de Medeiros, ao lado da rodoviária de Gramado.

Snowland

É fato que a Região das Hortênsias registra temperaturas baixas no inverno, inclusive com possibilidade de neve. Mas você não precisa aguardar as condições climáticas ideais para conferir esse fenômeno da natureza. Uma das principais atrações de Gramado é o Snowland, parque onde neva o ano inteiro.

Você e sua família poderão praticar esqui, patinação no gelo e snowboarding como se estivessem nos Alpes Suíços! E ainda tem opções super divertidas para a criançada, como a oficina do Tio Urso, o castelo de neve Snowplay e o espetáculo Flokus: A Origem da Neve.

O Snowland funciona de quinta a terça-feira, das 10h às 17h. Adquira seu ingresso com antecedência.

Mini Mundo

Esse lugar mágico pode ser considerado um clássico gramadense. Tudo começou com uma casa de bonecas e um conjunto de castelos com trenzinhos em miniatura. Depois, veio a minúscula cidade onde até a criançada se sente gigante.

O Mini Mundo reproduz cenários de todo o planeta. Você vai encontrar versões diminutas de vários pontos famosos, como a Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto-MG), o Castelo de Lichtenstein (Alemanha) e a Usina do Gasômetro (Porto Alegre-RS).

As réplicas são produzidas pela própria equipe do parque, após meses de pesquisa e testes. Trata-se de um resgate cultural e histórico superdivertido! Para encerrar o passeio, tem uma fonte dos desejos que mexe com a imaginação.

O Mini Mundo funciona diariamente, das 9h às 17h. As miniaturas ficam ao ar livre, então é bom conferir a previsão do tempo antes da visita. Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291. Adquira seu ingresso com antecedência

Lago Joaquina Rita Bier

Mais uma das principais atrações de Gramado e outra parada obrigatória no roteiro em Gramado é a Rua Leopoldo Rosenfeld, 919, bem na entrada do município. Com 17 mil metros quadrados e rodeado de araucárias, árvores típicas do Sul do país, o Lago Joaquina Rita Bier está aberto diariamente à visitação. E o melhor: você não paga nada para entrar.

Que tal alugar uma bike e sair pedalando até esse cartão-postal? Aproveite para contemplar a natureza ou tomar um café num dos restaurantes do entorno!

Mirante do Belvedere

Seguindo na pegada de contemplação da natureza, temos que falar do Vale do Quilombo. A vista para as colinas é estonteante!

Para conferir o espetáculo de camarote, basta seguir pela Av. das Hortênsias em direção a Canela. Há um acostamento onde carros e bicicletas podem estacionar. Dali, vá a pé até o mirante. 

Você estará a 850 metros de altitude. Incontáveis morros, árvores e estradas rurais descortinam-se diante dos olhos dos espectadores. A gente se sente pequeno em meio a tanto verde! 

Importante: alguns turistas aproveitam o cenário de filme para eternizar seu amor. Eles penduram cadeados com seu nome e o da pessoa amada na grade de proteção do belvedere. Essa prática é desaconselhada, pois o peso dos objetos pode comprometer a integridade da estrutura.

Bustour

Agora vamos sugerir uma maneira bem prática de conhecer diversas atrações em Gramado e Canela. Estamos falando do Bustour, uma linha turística que percorre a Região das Hortênsias todos os dias.

O ônibus de dois andares opera no sistema hop-on, hop-off. Explicamos. Ao embarcar, você tem a opção de permanecer no veículo e fazer o percurso completo, que dura em torno de duas horas.

No entanto, se preferir, você pode descer em uma das paradas para conferir a atração com calma. Mais tarde, é só retomar a viagem quando o próximo ônibus passar. Dá para embarcar e desembarcar quantas vezes for necessário, nos mais de 30 pontos da linha principal, desde que respeitando o período de validade do ingresso. As saídas do Bustour acontecem em horários variados, entre as 9h e às 18h. Você pode adquirir tickets para um dia de uso, dois dias ou três dias, além do pacote família.

Bus Bier Tour

Nessa variante do passeio, a rota turística visita cervejarias da Região das Hortênsias. O objetivo é conhecer os métodos de produção, aprender sobre a história da bebida e degustar os produtos locais.

Os passageiros embarcam num ônibus temático todo decorado. Então, partem para um roteiro que inclui as fabricantes Amabrina, em Gramado, e Cervejaria do Farol e Kraustin Bier, em Canela. Vale a pena subir os 32 metros do farol para ter uma vista panorâmica de cidades vizinhas, como Caxias do Sul e São Francisco de Paula.

Pórticos de Gramado

Se você conhece alguém que já foi a Gramado-RS, essa pessoa certamente tem uma foto junto a um pórtico de entrada da cidade. Nenhum passeio pela Serra Gaúcha está completo sem essa lembrança! As estruturas, que oferecem boas-vindas aos visitantes, também homenageiam os colonizadores alemães.

São dois monumentos. O mais antigo fica na Av. das Hortênsias, no acesso para quem chega de Nova Petrópolis via Rota Romântica. A construção é inspirada no estilo arquitetônico bávaro.

O segundo pórtico de Gramado, em estilo normando, fica na ERS-115, no acesso via Taquara. Ao lado, há um posto com informações turísticas e banheiro público.

Le Jardin

O Le Jardin – Parque de Lavanda foi inaugurado na primavera de 2006, mas permanece florido em qualquer estação. A propriedade de 3,5 hectares conta com diversas plantas exóticas, incluindo espécies de lavanda inéditas no Brasil.

O passeio pelos jardins é de encher os olhos! Você também pode conhecer as estufas de produção de flores, comprar cosméticos fabricados com óleos naturais e saborear um irresistível strudel de maçã na cafeteria.

O parque está situado na ERS-115, 37700, bairro Várzea Grande. A visitação ocorre de terças a domingos, das 9h30 às 17h30, sendo que o café e as estufas fecham às 17h. Há estacionamento gratuito.

Museus do Grupo Dreams

Uma dica do que fazer em Gramado e Canela é mergulhar no universo de sonhos do Grupo Dreams. Cada local tem um apelo diferente e rende experiências inesquecíveis para os visitantes.

Os pequenos amam o Vale dos Dinossauros, com animais mecatrônicos enormes que dão vida às feras pré-históricas. Para os fãs da música e do cinema, o programa certo é o Museu de Cera Dreamland, com estátuas realistas dos maiores ídolos do entretenimento.

Se você curte automóveis antigos, não pode perder a exposição de modelos clássicos do Hollywood Dream Cars. De lá, siga para o Super Carros, onde as estrelas são máquinas modernas e super potentes. Tem, ainda, o Harley Motor Show, inspirado na emblemática marca de motocicletas.

Gosta de selfies e cenários instagramáveis? Então já vai amar visitar o SelfieGramado e o Jardim do Amor. Ambos são perfeitos para os cliques e takes que vão render muitos likes nas suas redes sociais.

Os museus do Grupo Dreams ficam abertos ao público diariamente, consulte os horários. Adquira o passaporte e ganhe desconto para entrar nos sete estabelecimentos. Vale a pena, hein?

Mundo de Chocolate

A última, mas não menos importante das principais atrações de Gramado é o Mundo de Chocolate, onde automaticamente imagina as fábricas de chocolate. Essa guloseima é tão importante para a economia do município que ganhou até um espaço especial.

Só que, no Mundo de Chocolate, o ingrediente deixa de compor a sobremesa e se transforma em matéria-prima para esculturas. São mais de 200 peças ricas em detalhes – e com um aroma inigualável. Torre Eiffel, Casa Branca, Cristo Redentor, Estátua da Liberdade e Monte Rushmore, entre tantos outros monumentos, ganham uma versão mais doce por aqui.

Mas claro que o parque temático não deixaria os espectadores babando. Depois dessa volta ao globo, você pode ser chef por um dia na mini fábrica e, óbvio, participar de uma degustação de chocolate. O Mundo de Chocolate funciona diariamente, das 9h30 às 18h. Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2497. Garanta seu ingresso aqui.

Hoje você viu as principais atrações de Gramado – RS, agora é só fazer seu planejamento para viajar e conhecer pessoalmente essa cidade com tanta cultura e diversidade pra oferecer. Aproveite as dicas e boa viagem!

0