Pular para o conteúdo
Início » QUER MORAR EM PORTUGAL? ENTÃO NÃO DEIXE DE LER ESSE POST

QUER MORAR EM PORTUGAL? ENTÃO NÃO DEIXE DE LER ESSE POST

    Todos os anos, milhares de brasileiros saem do país em busca de melhores condições de vida, maior segurança e melhores salários. Portugal é um dos destinos preferidos dos brasileiros. Atualmente, a comunidade brasileira no país é de quase meio milhão, representando 25% dos imigrantes portugueses e 5% da população total do território português.

     

    Mas por que tantos brasileiros saem do Brasil para morar em Portugal? Um dos motivos é o idioma, pois é mais fácil se ajustar após a remoção dessa barreira, e o fato de você falar português pode ajudar na hora de procurar emprego.

     

    Portugal tem baixo desemprego e o sistema nacional de saúde pública lidera Inglaterra, Espanha e Itália nos rankings internacionais de qualidade. Além disso, o ensino público português é um dos melhores da Europa, sendo o único país que tem vindo a melhorar progressivamente nos rankings do PISA desde 2000.

     

    Então, o que é preciso para viver em Portugal? Neste artigo, vamos explicar todos os passos para morar legalmente em Portugal e dar dicas de como conseguir o visto certo, oportunidades de trabalho, como estudar e muito mais.

     

    Que documentos são necessários para viver em Portugal?

    Se você planeja imigrar para Portugal, primeiro você deve renovar seu passaporte e se registrar no novo sistema de vistos europeu, ETIAS. A autorização ETIAS permite-lhe entrar em Portugal e permanecer até 90 dias, que é o momento ideal para processar um visto de residência ou de estudante, ou ainda aproveitar para viajar para outros países do Velho Mundo se assim o desejar.

     

    Opções de visto para morar em Portugal

    Alguns procedimentos legais para brasileiros que moram no país europeu foram facilitados graças ao acordo do Brasil com Portugal.

     

    A autorização ETIAS garante a isenção de visto por até 90 dias para brasileiros que viajam a Portugal a turismo ou negócios. Aqueles que pretendem permanecer legalmente em Portugal devem solicitar um visto de residência permanente, as opções são as seguintes:

     

     

    • Dupla Cidadania Portuguesa
    • Visto de Estudante
    • Visto de Trabalho
    • Visto de Empreendedor e Golden Visa
    • Visto de Rendas Próprias (por exemplo, para aposentados)
    • Autorização de Residência Permanente

     

    Também é possível solicitar a cidadania portuguesa ou de outro país da UE quando a pessoa é de origem portuguesa ou europeia. Nesse caso, é possível viajar para Portugal através do ETIAS e obter os documentos locais necessários para solicitar a cidadania luso-brasileira.

     

    Dupla cidadania portuguesa

    Para solicitar a cidadania portuguesa, é necessário ter um dos pais ou avós portugueses, cidadão brasileiro casado ou em união estável com cônjuge português há mais de três anos, ou residir em Portugal há seis anos consecutivos.

     

    A comprovação de residência é necessária para obter um número de contribuinte NIF equivalente ao CPF brasileiro e para se registrar no Serviço Nacional de Saúde. Depois de obter uma segunda cidadania, você pode morar, trabalhar ou estudar legalmente em Portugal sem nenhum visto adicional.

     

    Visto de Estudante para Portugal

    Portugal é conhecido pela sua excelente educação pública, especialmente ao nível universitário. Essa é outra razão pela qual cada vez mais brasileiros preferem estudar neste destino europeu.

     

    Você pode escolher entre duas formas de estudar em Portugal. O mais fácil é obter uma autorização de viagem com isenção de visto (ETIAS), que permite uma estadia no país e em todo o espaço Schengen por cerca de 3 meses. Durante este período pode fazer um curso expresso ou requerer um visto de residência temporária (válido para uma estadia inferior a um ano em Portugal) com autorização de residência até 90 dias.

     

    Outra forma é solicitar um visto de estudante junto das autoridades portuguesas. Este tipo de visto é para pessoas que pretendem cursar graduação, pós-graduação ou intercâmbio em Portugal.

    A primeira parte do processo ocorre no Brasil e exige comparecimento ao consulado português. Mas o primeiro passo é se inscrever em uma instituição de ensino em Portugal, que emitirá uma carta de admissão.

     

    Caso o estudante pretenda estudar em Portugal há mais de um ano e já se encontre no país, é necessário dirigir-se ao SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras) para requerer uma autorização de residência, que deve ser renovada anualmente.

     

    Como trabalhar legalmente em Portugal

    Para quem quer trabalhar em Portugal, o primeiro passo é conseguir uma oferta para trabalhar no país. Hoje em dia é fácil e as entrevistas de emprego remotas podem ser realizadas usando uma variedade de tecnologias.

     

    Nesse caso, também é útil ter o ETIAS. Esta autorização de viagem sem visto não lhe dá direito a trabalhar legalmente em Portugal, mas pode usar o seu tempo no país para fazer ligações e familiarizar-se com o modo de vida local antes de começar a procurar um emprego que lhe permita entrar o processo de visto de trabalho.

     

    Tal como o visto de estudante, o visto de trabalho português é inicialmente válido por 4 meses (120 dias) e necessita de ser trocado por uma autorização de residência que permita a atividade profissional. Esta autorização de residência pode ser emitida por um ano e deve ser renovada a cada dois anos.

     

    Outra forma de obter um visto de trabalho é para quem já é autônomo/freelancer no Brasil e pode demonstrar que estará trabalhando desta forma em Portugal. Com isso, você pode trabalhar como PJ (ou seja, o status de pessoa jurídica), prestar serviços e emitir faturas (chamado de “recibo verde” em Portugal).

     

    Golden Visa e Visto de Empreendedor

    O Golden Visa é um tipo de visto para quem deseja investir em Portugal, necessita adquirir imóveis com valor superior a 350.000 euros ou constituir uma empresa com pelo menos 10 postos de trabalho e um investimento inicial de pelo menos 250.000 euros. pode atender a uma dessas condições A maior vantagem para quem mora nos Estados Unidos é que pode obter esse tipo de visto rapidamente.

     

    No entanto, se você é um empreendedor, mas não possui os fundos necessários para solicitar um visto dourado, existe outra opção. O visto de Empreendedor não exige um capital social mínimo, apenas um plano de negócios e investimento. Os interessados ​​devem abrir uma empresa no país, que custa cerca de 200 euros.

     

    Visto de Aposentadoria para Portugal

    Se o seu sonho é aproveitar sua aposentadoria para morar legalmente em Portugal, você deve solicitar um visto especial. Para obter o visto de aposentado, é necessário demonstrar que recebeu um rendimento estável acima do salário mínimo português, que atualmente é de 740,83 euros. Os aposentados brasileiros ainda precisam apresentar comprovante de residência e seguro saúde com validade internacional.

     

    Autorização de residência permanente

    Uma autorização de residência permanente será concedida a todos os brasileiros que tenham uma autorização de residência temporária (como visto de estudante ou de trabalho) por pelo menos 5 anos consecutivos.

     

    As pessoas residentes em Portugal e titulares de autorização de residência permanente têm direito a requerer o mesmo tipo de autorização de residência para o cônjuge, filhos menores (incluindo filhos adotados), filhos adultos solteiros a estudar em estabelecimentos de ensino. , exceto os familiares imediatos e imediatos de primeiro grau do residente ou seu cônjuge – desde que sejam dependentes do residente ou de seus irmãos menores sob sua tutela.

     

    As melhores cidades para viver em Portugal

    Os seguintes rankings são baseados nas comunidades de brasileiros que vivem em Portugal e dados sobre qualidade de vida, custos médios e oportunidades de emprego para cada cidade:

     

    • Lisboa
    • Porto
    • Braga
    • Faro
    • Coimbra
    • Guimarães
    • Aveiro
    • Sintra
    • Cascais
    • Funchal

     

    Qual é o custo de vida nas principais cidades de Portugal

    O custo de vida em Portugal é considerado um dos mais baixos da Europa, mas isto porque o salário mínimo em Portugal é mais baixo do que noutros países europeus. Além disso, o custo de vida dependerá da cidade em que você escolher morar e do seu estilo de vida.

     

    No geral, a comida portuguesa é barata e de boa qualidade. Os serviços públicos de saúde não são totalmente gratuitos e uma pequena taxa deve ser paga pelos serviços prestados. Por exemplo, uma consulta de urgência num hospital custa cerca de 15 euros e vale mais no caso de um exame. Por isso, recomenda-se a contratação do seguro saúde PB4, que garante atendimento gratuito aos brasileiros no sistema público português.

     

    As cidades com maior custo de vida em Portugal são Lisboa e Porto, que têm mais oportunidades de emprego e salários mais elevados. Estes são exemplos de valores mínimos estimados para brasileiros que vivem nas seguintes cidades portuguesas:

     

    • Lisboa – 1100 euros
    • Porto – 900 euros
    • Braga – 700 euros
    • Coimbra – 600 euros
    • Guimarães – 600 euros

     

    Mercado de trabalho português

    Portugal está a recuperar lentamente da crise provocada pela pandemia de Covid-19. Assim, o interesse em investir em Portugal está a aumentar. O tempo estimado para encontrar um emprego (exceto técnico) em Portugal é de cerca de 3 meses.

     

    Clima 

    Portugal é um país com temperaturas amenas e clima mediterrânico, sobretudo a sul (onde as praias têm as águas mais quentes) e mais frias à noite.

     

    Apesar do seu pequeno território, o clima de Portugal varia de região para região. Além disso, Portugal é um paraíso para os surfistas, com 800 quilómetros de costa e a fama de “surfar 364 dias por ano”.

     

    O clima de Portugal é o oposto do Brasil. O inverno dura de dezembro a março. A primavera começa e termina em junho, com o início do verão (que dura até setembro). O outono dura de setembro a dezembro.

     

    No verão, a temperatura média pode chegar a 40ºC, e no inverno pode chegar a -5ºC. Dependendo da região, até é possível nevar (e esquiar) na Serra da Estrela.

     

    Razões para viver em Portugal

    Vale a pena sair do Brasil para morar em Portugal? Essa é uma pergunta que muitos brasileiros têm feito recentemente. Um fator importante a considerar quando se pensa em morar na Europa é que Portugal é considerado o país mais fácil e aberto para obter residência legal.

     

    A linguagem também é um ponto importante, pois muitas vezes facilita a comunicação e a adaptação.

     

    Em Portugal, os brasileiros podem ter uma melhor qualidade de vida e ter a oportunidade de ganhar salários dignos muito mais altos do que no Brasil. Mesmo em metrópoles como Lisboa e Porto, a vida é mais calma e segura. Além disso, a qualidade dos cuidados de saúde e da educação pública fazem de Portugal um país ideal para constituir família.

     

    Portugal é conhecido pela sua deliciosa gastronomia, vinhos de qualidade, rica história e património cultural. Você também pode aprender como os portugueses são muito calorosos e amigáveis.

    Autor

    0