Pular para o conteúdo
Início » SAIBA TUDO SOBRE COMO CONSEGUIR O VISTO AMERICANO

SAIBA TUDO SOBRE COMO CONSEGUIR O VISTO AMERICANO

    SAIBA TUDO SOBRE COMO CONSEGUIR O VISTO AMERICANO

    Conseguir o Visto Americano não é tão simples. Há burocracia, várias etapas e ainda U$ 160,00 dólares de taxa. Ou seja, caso aconteça algum erro durante o processo, por exemplo durante o preenchimento do Formulário DS-160, aumenta a chance do visto ser negado e termos que pagar e fazer tudo novamente.

    Por isso, decidimos reunir em um único local as melhores dicas para você conseguir tirar o visto americano. Vamos incluir aqui todas as dicas que descobrimos durante as etapas do processo. Esperamos que com elas, essa jornada fique mais fácil para você.

    Esta é a última parte do nosso especial sobre o visto americano. Veja abaixo os tópicos com as outras partes do nosso especial e aproveite para acessar os links ao longo da página onde você encontrará os outros posts sobre o visto, tudo com muita informação e tutoriais passo a passo.

    1. Resumo para Tirar o Visto Americano em apenas 6 Passos

    Passo 1: Preencher o Formulário DS-160 selecionando a cidade onde deverá comparecer para a entrevista. No final, imprimir a página de confirmação do formulário.

    Passo 2: Realizar o agendamento. Para isso, acesse o site de Informações do Visto. Pague a taxa do visto (MRV) e informe onde quer receber o passaporte. Agende as visitas no CASV e no Consulado.

    Passo 3: Comparecer no dia agendado ao CASV para tirar foto e coletar as digitais.

    Passo 4: Comparecer no dia agendado para a entrevista na Embaixada ou Consulado Americano.

    Passo 5: Receber o passaporte com o visto americano colado em uma das folhas.

    Passo 6: Continuar o planejamento da tão sonhada viagem aos Estados Unidos.

    2. Preenchimento do Formulário DS-160

    Preencher o formulário DS-160 para tirar o visto americano é simples mas burocrático. O preenchimento deve ser realizado com calma, sem pressa pois um erro pode resultar na negação do visto e a perda de todo o trabalho e dinheiro investido no processo. Por isso, atenção e veja nosso post sobre o assunto aqui. Abaixo reunimos as principais dicas:

    Reserve pelo menos 90 minutos para preencher o formulário. Mas caso haja alguma interrupção, salve o preenchimento a cada etapa para conseguir prosseguir em outro momento;

    Anote o número de identificação (Application ID) que foi gerado no começo e lembre-se da pergunta e resposta de segurança. Eles serão solicitados quando você precisar voltar para continuar o preenchimento do formulário;

    Tenha em mãos o número do seu passaporte válido. Caso ainda não tenha um passaporte, nem adianta continuar. Tire seu passaporte primeiro conforme nosso Guia Completo;

    Durante o preenchimento, uma dica e ir com o ponteiro do mouse sobre alguma questão ou palavra e, assim, automaticamente será apresentada a tradução para o português;

    Deixe nosso roteiro de preenchimento do formulário aberto em outra janela do navegador para tirar dúvidas enquanto você estiver preenchendo o formulário.

    3. Agendamento das Entrevistas no CASV e Consulado Americano

    O agendamento é bem mais simples do que o preenchimento do formulário DS-160 mas também exige atenção. Você deverá realizar um cadastro no site específico para isso onde conseguirá pagar a taxa de US$ 160 dólares e escolher as datas para comparecimento ao CASV e a Embaixada/Consulado Americano.

    Se possível, efetue o pagamento da taxa por cartão de crédito. A identificação do pagamento será na hora e você já poderá efetuar o agendamento das entrevistas. Em boleto, deverá aguardar a compensação;

    4. Documentos Necessários para as Entrevistas

    Existem os documentos obrigatórios, como é o caso do passaporte, e aqueles que não são obrigatórios mas são recomendados onde você poderá comprovar, caso seja solicitado, a sua estabilidade e vínculo com o Brasil.

    Leve todos eles em uma pasta e separados com identificação para que você ache com facilidade no caso de ser solicitado. Abaixo alguns documentos importantes:

    Declaração da escola que seu(s) filho(s) está(ão) estudando regularmente;

    Extrato bancário;

    Declaração de imposto de renda;

    Declaração da empresa onde você trabalha, afirmando que você está de férias ou a negócios, por exemplo;

    Documento do seu carro;

    Escritura do seu imóvel.

    5. Entrevista no CASV

    Na verdade, no CASV não se faz nenhuma entrevista e nenhuma pergunta. Será solicitado o seu o comprovante de agendamento, passaporte, o formulário ds-160. A foto para o visto será coletado na hora assim como suas impressões digitais.

    Lá será devolvido tudo e mais uma ficha com instruções para a entrevista no Consulado. Abaixo, algumas dicas para esta etapa:

    Não chegue atrasado. Se atrasou perderá a vez;

    Membros da família podem entrar juntos;

    Não leve dispositivos eletrônicos. Existe detector de metais na entrada. Apenas leve o celular mas este deve ser desligado antes de entrar no CASV.

    Chegue pelo menos 45 minutos antes do horário agendado. Às vezes, é possível entrar até antes mas depende muito da quantidade de agendamentos no dia.

    6. Entrevista no Consulado Americano

    O mais importante: Não minta;

    Não chegue atrasado. Se atrasar, perderá a vez.

    Não tenha medo, fique tranquilo e sempre responda a verdade. Os agentes consulares são treinados para perceber qualquer tipo de contradição;

    Você não precisa mostrar os documentos levados a não ser que seja solicitado;

    Em época de chuva, leve guarda chuva. Não são todos os locais que são cobertos e você passará uma parte do tempo em filas.

    As entrevistas são em português e leva pouco tempo. Algumas perguntas que podem ser feitas são:

    Quantos dias pretende ficar?

    Por que vocês querem ir aos Estados Unidos?

    Qual sua profissão?

    Quanto você ganha?

    Onde você trabalha?

    Há quanto tempo trabalha neste local?

    Chegue pelo menos 45 minutos antes do agendado. Às vezes, é possível entrar até antes, mas depende muito da quantidade de agendamentos no dia.

    7. Visto Americano Negado

    Atualmente, não é informado o motivo do visto negado.

    Dentro da pauta “Saiba tudo sobre como conseguir o visto americano”, saiba que o visto pode ser negado! Se o visto for negado, você poderá tentar uma nova solicitação já no dia seguinte. Mas antes disso, tente refletir sobre o que possa ter dado errado como os dados divergentes no formulário, comprovação de renda insuficiente, falta de forte vínculo com o Brasil (escritura, escola dos filhos, faculdade), embaraço na hora de responder as perguntas na entrevista do Consulado, etc.

    Infelizmente, a taxa do visto não é reembolsável em caso de visto negado. Para solicitar um novo, será necessário pagar novamente.

    8. Visto Americano Aprovado

    Apesar de ainda precisar de visto para entrar nos Estados Unidos, o Brasil já faz parte de uma lista de países que possuem 97% de aprovação. Ou seja, é muito provável que você vai conseguir seu visto,  por isso, fique tranquilo.

    O seu passaporte ficará no Consulado por alguns dias e depois será enviado para o endereço indicado no formulário de agendamento das entrevistas no CASV e Consulado Americano.

    Depois de receber o visto é só arrumar suas malas e fazer uma ótima viagem.

    Se a matéria “Saiba tudo sobre como conseguir o visto americano” foi útil pra você, compartilhe com seus contatos e aproveite para acompanhar os artigos relacionados e os posts desta semana, estamos com muitas informações de utilidade pública para te manter sempre bem informado e muitas promoções de viagens para você escolher seu destino e gastar pouco. Aprecie a leitura!

    Autor

    0