SAIBA TUDO SOBRE O DESERTO DO ATACAMA
O Chile, tem sido premiado como um dos melhores países e destinos de aventura e o deserto de Atacama tem muito a ver com isso.
Conhecido mundialmente por ser o lugar mais seco do mundo, pois quase não chove, o deserto favorece o estudo dos astros. Mas o deserto é muito mais que isso, suas belezas vão além das estrelas. Vulcão, gêiser, lagunas, salares e paisagens incríveis.
Para muitos o Deserto do Atacama é um paraíso que tem muito a ser desbravado.
Onde fica o Deserto do Atacama?
O Deserto do Atacama está no norte do Chile e tem uma área de mais de 100.000 km² é muito maior do que muitos pensam e abrange muito mais do que os turistas costumam visitar.
O Deserto do Atacama é tão grande que está em várias regiões do país: Atacama, Antofagasta, Tarapacá e Arica y Parinacota
Ainda que a cidade mais conhecida (e que provavelmente será a base de sua viagem) é San Pedro de Atacama, que está na Região de Antofagasta.
O que conhecer no Deserto do Atacama?
Por ser uma área tão grande é impossível conhecer o Deserto do Atacama completo ficando apenas em uma cidade ou região. Por conta disso podemos dividir o deserto em duas grandes áreas: Litoral e Cordilheira.
– Deserto do Atacama: Cordilheira
As cidades mais conhecidas neste setor, sem dúvida nenhuma são Calama e San Pedro de Atacama.
Aqui, além do clima desértico, a altura faz parte do dia-a-dia e também dos passeios.
– Deserto do Atacama: Litoral
São diversas as cidades entre elas: Caldera (e Bahia Inglesa), Iquique e Antofagasta
Aqui, por conta da proximidade do mar o clima pode ser um pouco mais ameno e as praias são o ponto forte (ainda que não seja o único atrativo)
Em ambos os casos, na Cordilheira ou Litoral, existem lugares lindos para conhecer. Alguns pontos podem ser até similares, mas cada área do deserto tem um toque especial, e em alguns casos, paisagens totalmente diferentes.
Como chegar no Deserto de Atacama?
Como comentamos o Deserto do Atacama é imenso, considerando a divisão (para ficar mais didático), entre Cordilheira e Litoral, as cidades e formas de chegar seriam
Veja também: Se prepare para os feriados de 2023
– Deserto do Atacama: Cordilheira
Desde Santiago do Chile você pode chegar na cidade de San Pedro de Atacama de ônibus, carro ou avião.
De ônibus: Desde Santiago terá que pegar um ônibus até a cidade de Calama (21 hs. de viagem aprox) e de lá, pegar outro ônibus até San Pedro de Atacama (1:30 hs de viagem aprox.)
Das opções acho que é a pior, atualmente existem promoções em empresas low-coast, como Sky Airline por exemplo, que a passagem de avião acaba compensando.
Viajar de ônibus para o deserto é muito cansativo.
De avião: Desde Santiago até a cidade de Calama (2 hs. de viagem) Chegando em Calama terá que pegar ônibus até San Pedro de Atacama (1:30 hs de viagem aprox.)
É a opção mais rápida e a menos cansativa. Para baratear ainda mais sua viagem, leve pouca bagagem. Atualmente as passagens aéreas são baratas considerando Santiago-Calama, mas o que acaba deixando mais caro é ir com mala.
O aeroporto de Santiago tem local para deixar malas guardadas, ainda que pode ser interessante você combinar para deixar parte da sua bagagem em algum hotel/hostel e ficar alguns dias na capital chilena (Santiago)
– Deserto do Atacama: Litoral
Desde Santiago do Chile você pode chegar na cidade de Caldera (Bahia Inglesa) de ônibus, carro ou avião.
De ônibus: Desde Santiago existem ônibus direto para o terminal de Caldera (14 hs. de viagem aprox)
Pode ser uma ótima opção para viajar de noite, economizando uma noite de hospedagem, você pode pegar o ônibus no final da tarde em Santiago para chegar pela manhã em Caldera
De avião: Desde Santiago até a cidade de Copiapó (1h20 de viagem). Chegando no aeroporto de Copiapó é possível pegar transfers ou táxis até a cidade de Caldera ou Bahia Inglesa (20 minutos aprox)
Deserto de Atacama de carro
Se você é daqueles que quer chegar logo no seu destino final, a viagem de carro pode ser perigosa. A estrada é muito boa, mas é uma reta só. O que pode ser um perigo com risco de tédio e se dormir no volante, já que a paisagem é ária por boa parte do caminho e um pouco monótona.
Ir de carro, na nossa opinião, só é interessante para quem quer ir parando em outras cidades e conhecendo praias e outros atrativos no caminho, por isso a ideia é demorar dias para chegar até San Pedro de Atacama.
Recomendamos as seguintes cidades como parada: La Serena (com alguns dias em Valle del Elqui), Caldera ou Bahia Inglesa, Antofagasta e por fim San Pedro de Atacama.
Neste caminho você vai encontrar lindas praias (que ainda que com água mais gelada do que os brasileiros estão acostumados), tem uma beleza incomparável.
Qual a melhor época para ir ao Deserto do Atacama?
Você pode viajar para o Atacama praticamente todo o ano, mas os meses que sugiro que NÃO vá para a região de San Pedro de Atacama são Janeiro e Fevereiro.
Mesmo sendo o deserto mais árido do mundo pode chover bastante nestes meses devido o inverno boliviano (de Dezembro a Março).
Não é que vai chover todos os dias, mas quando chove, chove muito e alguns passeios acabam sendo prejudicados.
Quando é a baixa temporada no Deserto do Atacama?
No Deserto praticamente não tem baixa temporada, a cidade de San Pedro de Atacama está sempre lotada de gente, durante todo o ano.
Ainda estamos falando sobre o tema “Saiba tudo sobre o deserto do Atacama” precisamos prestar atenção, FEVEREIRO é o mês que os chilenos tiram férias então pode ser um mês para se evitar se você quer economizar. A partir de Março os principais destinos do país começam a ficar mais baratos.
Como é o clima no Deserto do Atacama
Esqueça tudo o que já ouviu falar de estações do ano, por aqui o clima é desértico, ou seja, chove pouco, o frio predomina do final da tarde ao início da manhã e o sol é potente durante todo o dia.
Aqui as dicas mês a mês em detalhes sobre o clima, que roupa levar, passeios que deve fazer, etc.
Qual a temperatura no Deserto do Atacama?
Na tabela abaixo você encontra as temperaturas médias de todo o ano, mês a mês, no Deserto do Atacama, quando você costuma chover nesta região e sugestões de roupas para levar em cada período.
Atenção: muitos passeios podem sair de madrugada e são em altitude e por isso as temperaturas podem ser muito menores do que a tabela acima. Vá preparado para pegar temperaturas negativas em passeios no deserto.
Gostou da matéria “Saiba tudo sobre o deserto do Atacama”? Compartilhe e se programe para conhecer pessoalmente essa maravilha de lugar.
Leia também: