Pular para o conteúdo
Início » TUDO SOBRE TURISMO SUSTENTÁVEL

TUDO SOBRE TURISMO SUSTENTÁVEL

    Com a pandemia de covid-19, as tendências de viagens no Brasil mudaram, aumentando a demanda por destinos que são no interior, isolados e próximos da natureza. Segundo especialistas do setor, a situação levou a um aumento do interesse turístico pelo chamado turismo sustentável.

    Devido à paisagem natural do Brasil, o turismo sustentável é considerado uma indústria em potencial que, além de trazer benefícios econômicos, também pode contribuir para a proteção do meio ambiente e da cultura nacional. Ainda assim, a indústria continua subdesenvolvida e tem sido ameaçada por danos ambientais no Brasil nos últimos anos.

    Hoje, vamos explicar o que é turismo sustentável, seu impacto no Brasil e os desafios para o desenvolvimento do setor. Também apresenta exemplos de iniciativas do país vistas como turismo sustentável.

     

    O QUE TEM POR TRÁS DO CONCEITO? 

     

    A Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO) define o conceito de turismo sustentável como o atendimento às necessidades dos turistas e das regiões que os acolhem, “ao mesmo tempo em que protege e expande oportunidades futuras para [o evento]”.

    Além de atender às necessidades dos turistas, o setor busca promover o desenvolvimento econômico e social local, preservando os recursos naturais e mantendo a integridade cultural da população, garantindo a manutenção da paisagem a longo prazo e distribuindo os benefícios do turismo a todos.

     

    “Existem quatro princípios de turismo sustentável: proteção ambiental, equidade social, eficiência econômica e respeito à cultura”, disse Diego Orsini, cientista de turismo e especialista em planejamento turístico de áreas naturais, ao Nexo. Segundo ele, a definição da OMC data de 2003, mas no Brasil o tema foi considerado no final do século XX.

    Orsini diz que não é apenas parte de uma prática de turismo sustentável que não apenas protege as áreas verdes, mas também reduz o consumo de água ou energia – algo que empresas como hotéis ou albergues podem fazer – usando embalagens recicláveis ​​e melhorando a gestão de resíduos.

    Esse tipo de iniciativa pode ser decidido apenas pelas empresas (hotéis, hotéis ou agências de turismo) para adotar práticas sustentáveis, ou pelos governos, que podem estimular segmentos de mercado em regiões específicas por meio de políticas públicas.

     

     

     

    O TURISMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL 

     

    O país não possui dados oficiais sobre a escala do turismo sustentável no Brasil. No entanto, rankings internacionais mostram que, apesar de seu potencial devido à sua vasta paisagem natural, o Brasil não se destaca nesse campo.

    O Brasil ocupa a 54ª posição em turismo sustentável. Dados de 2020. A pesquisa levou em consideração questões como sustentabilidade ambiental, social e econômica, transporte e hospedagem durante as viagens em diversos países.

     

    Os 20 principais países são países europeus com foco na Escandinávia. Esta proeminência deve-se em parte às recentes medidas da UE para travar as alterações climáticas. Só em termos de sustentabilidade ambiental, Moçambique ocupa o primeiro lugar, com várias áreas de protecção e conservação ambiental.

    No entanto, o Brasil tem muitos destinos sustentáveis ​​reconhecidos. Cidades brasileiras como Bombinhas e Tibau (RN) são destaque na lista 2021 da Green Destinations Foundation das 100 principais atrações turísticas sustentáveis ​​do mundo.

     

    Com a pandemia de covid-19, o interesse do Brasil por esse turismo aumentou, disse Orsini. “Os turistas estão sempre procurando destinos que ofereçam experiências mais privadas – não mais turismo de massa”, disse ele.

     

    EXEMPLOS DE TURISMO SUSTENTÁVEL:

     

    Mato Grosso

    Em 2017, o Sesc Porto Cercado Hotel, em Pacone (MT), passou a operar a primeira usina solar da região do Pantanal. A usina possui 1.240 painéis e produz energia que atende 50% das necessidades do hotel. O local possui 142 apartamentos e oferece o contato do público com o bioma e a cultura pantaneira.

     

    Amazonas

    Na Pousada Uacari, em Tefé (AM), os hóspedes pagam uma “taxa de apoio socioambiental” — cobrada na tarifa do hotel — para financiar projetos comunitários e monitoramento ambiental na região. A pousada é administrada pela própria comunidade, que por sua vez atende turistas.

     

    Santa Catarina

    Conhecida como a cidade “mais alemã” do sul catarinense, Forquilhinha atrai turistas por sua arquitetura e preservação de tradições culturais germânicas, como a anual Heimatfest (festa de origem). O local também pode ser considerado sustentável por conta de todo o incentivo do uso de bicicletas e a realização da coleta seletiva de lixo, e inclui também catadores no mercado de trabalho.

     

    Autor

    0